Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alemanha libera uso de carros autônomos em vias públicas

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Maio de 2021 às 11h30

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Volkswagen)
(Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Após o Reino Unido indicar que vai permitir que carros autônomos possam rodar em suas ruas ainda este ano, a Alemanha é mais uma nação europeia a trabalhar em leis para garantir o uso desses veículos em vias públicas. O país, porém, deve iniciar oficialmente esse processo em 2022, quando todos os testes que atualmente estão em progressão serão concluídos.

O projeto, que na semana passada foi aprovado no Bundestag, a câmara baixa do parlamento da Alemanha, trata especificamente de veículos com nível 4 de autonomia, ou seja, com um computador controlando toda a condução em determinadas condições ou ambientes. Na Alemanha, esses veículos serão limitados a lugares específicos, como já ocorre na China e os modelos operados pela Baidu.

"No futuro, os veículos autônomos devem ser capazes de dirigir em todo o país sem um motorista presente fisicamente em áreas de operação específicas do tráfego rodoviário público em operação regular. Segundo o Governo Federal, mais passos devem ser dados para que os sistemas correspondentes entrem em operação regular para que o potencial dessas tecnologias seja explorado e a sociedade participe delas", fala a lei.
Continua após a publicidade

Esse projeto ainda precisa ser aprovado pelo Alto Parlamento alemão, que vai levar em conta diversos outros atributos e funções desses automóveis, como a real capacidade de transitar pelas estradas, conhecidas como autobahns, transporte público de passageiros, viagens de negócios e suprimentos, logística, ônibus de empresas que lidam com o tráfego de funcionários e viagens entre centros médicos e casas de repouso.

As empresas que desejam operar veículos comerciais sem condutor na Alemanha precisarão aderir a uma série de outras regras, como ter seguro de responsabilidade civil e ter acesso para interromper operações autônomas remotamente.

Fonte: TechCrunch