O futuro chegou: táxis autônomos da Baidu já funcionam em Pequim

O futuro chegou: táxis autônomos da Baidu já funcionam em Pequim

Por Felipe Ribeiro | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Maio de 2021 às 12h12
Reprodução/ Baidu/ YouTube

O último domingo (2) ficou marcado por um acontecimento histórico para o mundo da tecnologia e da indústria automotiva. Os táxis autônomos Apollo, controlados pela Baidu, entraram oficialmente em operação no Parque Shougang, em Pequim. Em um raio de mais ou menos 8 km², esses automóveis poderão colher e levar as pessoas de um ponto a outro sem a necessidade de controladores humanos.

O Parque em questão faz parte dos locais que abrigarão as Olimpíadas de Inverno, sendo assim é possível que vejamos esses táxis operando em meio a competição, levando atletas e delegações. Todo o trâmite de reservas, pagamento e uso do serviço pode ser feito por meio do aplicativo Apollo Go.

Ao todo, 10 carros estão trabalhando no Parque Shougang. Os automóveis têm porte médio e conseguem levar quatro pessoas sem maiores problemas, com nível de autonomia padrão 4, ou seja: ele pode lidar com tráfego da cidade e das rodovias com facilidade, inclusive em túneis.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, os automóveis da Baidu podem mudar de faixa por conta própria, estacionar automaticamente, lidar com cruzamentos complexos e dirigir em condições de fumaça, tudo graças aos famosos sensores LiDAR, que operam com câmeras e radares ultrassônicos e a laser. Para o caso de mau funcionamento do carro, operadores humanos serão capazes de controlar os veículos remotamente via 5G em caso de emergência.

Em pouco mais de quatro dias de operação, nenhum relato de incidente foi feito. A ideia da Baidu é de levar o serviço Apollo para mais cidades na China ainda este ano.

Fonte: The Register

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.