Publicidade

Com coronavírus e enchentes, home office é a melhor opção para jovens adultos

Por  | 

Compartilhe:
undrey/Depositphotos
undrey/Depositphotos

Qual millennial — aquela geração nascida entre os anos de 1980 e 1995 — nunca sonhou em trabalhar de casa, de preferência com pijama e uma xícara de café do lado? Pode ser que nem todos, mas ter pelo menos um dia da semana com trabalho em home office já é realidade para muitos. Afinal, basta ter acesso à internet e um computador pessoal para integrar os novos ambientes corporativos.

Recentes problemas tanto de ordem mundial quanto nacional têm revisitado a discussão sobre home office e os benefícios do trabalho remoto. É o caso das grandes empresas chinesas que precisam lidar com o impacto do novo coronavírus, causador da COVID-2019, na rotina dos seus trabalhadores. E elas têm optado muito pelo modelo, evitando uma parada generalizada. Durante as intensas chuvas que São Paulo e grandes capitais brasileiras enfrentaram nas últimas semanas, companhias nacionais também optaram pelo home office. Em ambos os casos, quando possível (ou necessário), é melhor ter um funcionário produzindo, online e em segurança, independente da sua presença física.

Para entender melhor esse cenário com suas vantagens e desvantagens, o Canaltech conversou com Daniel Schwebel, que é country manager da Workana, uma das maiores plataformas de conexão entre freelancers e empresas da América Latina. Em números, a Workana tem mais de 2 milhões de profissionais e 637 mil contratantes inscritos na sua plataforma, sendo que a maioria desses serviços são realizados de forma remota.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Conselho de amigo

Embora o trabalho remoto pareça uma contratação dos sonhos — e de fato, é, para a empresa, principalmente — traz uma série de desvantagens, ligadas às capacidades de soft skills, ou seja, que aquelas competências comportamentais, difíceis de serem obtidas. Entre esses atributos pessoais está a boa capacidade de comunicação, já que a distância, as conversas e feedbacks deve ser os mais claros possíveis de modo a evitar mal-entendidos.

Outra característica muito importante para esse profissional é o pensamento crítico, ou seja, a importância de que o funcionário seja proativo, saiba analisar uma situação e fazer a melhor escolha. Essa espécie de autonomia se faz ainda mais necessária quando não há um chefe cobrando o funcionário, diretamente, ao longo de toda a sua jornada. Afinal, só há a entrega de resultados.

Ainda fundamental é a disciplina e compromisso com horários organizados. Não é porque se trabalha da casa ou da praia, que o funcionário pode atrasar pendências. Nesses casos, a dica é planejar as entregas com antecedência e trabalhar a questão da produtividade. Superado isso, nada melhor que trabalhar ao lado do seu pet, perto dos filhos ou na companhia da sua playlist favorita.