Publicidade

Empresa de moda infantil vai leiloar NFT de um tênis para arrecadar doações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/Pampili
Divulgação/Pampili

A fabricante de vestuários infantis Pampili vai pegar carona no hype mundial do NFT para conseguir fundos para doação a ONG com foco em saúde mental de crianças e jovens. A companhia lançará um tênis especial, o NFT Pamp Jump, um modelo único que será comercializado como um token digital.

O leilão está previsto para acontecer em maio de 2021 e vai entregar o conceito para o maior lance. A empresa afirma que 70% do valor arrecadado será doado para o Movimento Saber Lidar, uma organização voltada para promover a saúde mental de pessoas em todas as fases da vida. Além do arquivo digital, o comprador também receberá uma versão física do produto.

Continua após a publicidade

A expectativa é de vender o tênis por alguns milhares de dólares, já que o leilão será aberto para investidores de todo o mundo. A peça estará disponível em lojas especializadas em NFT internacionais, mas também poderá ser adquirida pelo site nft.pampili.com.br

Toda a negociação será feita com criptomoedas e o processo é conduzido por contrato inteligente (smart contracts), ou seja, o investidor só pode dar o lance se tiver o valor disponível na sua carteira digital. Quando o leilão terminar, a quantia é automaticamente debitada da conta do participante. 

Em caso de revenda do NFT, o comprador vai gerar 20% de comissão a ser repassada automaticamente para a carteira da Pampili, que enviará o montante para doação. Isso vai ocorrer toda vez que o arquivo trocar de dono, o que pode gerar uma renda regular a ser destinada para a ONG contemplada. “Vamos estimular que os investidores brasileiros consigam comprar e que repassem o valor total para doações, formando o NFT do bem”, explica Ariel Alexandre, CTO e fundador do E-Commerce Experience.

NFT em alta

Continua após a publicidade

O NFT vem do do inglês Non-Fungible Token (token não fungível, na tradução livre), é uma espécie de certificado digital, criado via tecnologia Blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais. Tem sido muito usado no comércio de obras de arte e trabalhos autorais, em geral. O setor de produtos e serviços também começa a perceber o potencial desta modalidade. Grandes marcas mundiais de moda (Gucci), esportes (NBA, Fórmula 1) e gastronomia (Taco Bell, Pringles) já estão no caminho das NFTs.

Com isso, a Pampili decidiu utilizar o momento para ajudar mais pessoas, possivelmente sendo a primeira grande marca brasileira a marcar presença nesse mercado de criptoativos colecionáveis. Recentemente, leilões milionários envolveram a compra e venda de bens via NFT, como o leilão do primeiro tuíte da história, um autoretrato pintado por um robô e o projeto de uma casa virtual psicodélica.

Saiba mais sobre a iniciativa

A Pampili é considerada uma das principais marcas de moda infantil do país. O foco são as meninas e o propósito é transformar o mundo em um lugar melhor para aquela que um dia será mulher. 

Continua após a publicidade

A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) lidera o Movimento Saber Lidar, que beneficia crianças e adolescentes com apoio na saúde mental, e recebe apoio estratégico da Pampili desde 2010.