Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artista vende projeto de casa virtual em NFT por mais de US$ 500 mil 

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Março de 2021 às 10h00

Link copiado!

Reprodução/Krista Kim
Reprodução/Krista Kim

A artista contemporânea Krista Kim vendeu um projeto de casa por US$ 500 mil. A “Mars House” foi totalmente desenhada virtualmente e comercializada como um NFT por exatos 288 ETH, o que dá mais de meio milhão de dólares.

Em vez de simplesmente desenhar algo e vender o arquivo em JPG, a artista buscou criar um cenário imersivo em 3D. O novo proprietário será capaz de carregar o arquivo em vários metaversos (mundos imersivos em 3D) e experimentar o espaço digital: poderá entrar, se sentar, interagir com os objetos e passar um tempo na casa com o auxílio de dispositivos de óculos de realidade virtual.

Veja o conceito da "Mars House" criada por Krista Kim:

Continua após a publicidade

Apesar do design futurista inspirado em Marte, o projeto foi executado de maneira bem simples, sem uma grande técnica de renderização ou um apurado refino visual. “No momento, muito da arte disponível em NFT tem um parâmetro muito limitado de apresentação. É apresentado, basicamente, como um arquivo digital, um belo desenho ou vídeo em sua tela, mas minha intenção era olhar além disso”, disse Kim à CNBC.

A artista criou a Mars House durante a primeira onda de lockdowns da COVID-19, no ano passado. Trata-se da primeira casa digital em NFT vendida na história. “A Mars House é uma escultura de luz, com substrato de LED se estendendo até a piscina, por todo o perímetro da casa, para um efeito uniforme e totalmente integrado aos gradientes em movimento”, explicou a criadora.

Continua após a publicidade

NFT é uma sigla em inglês que significa Non-Fungible Token (Token Não-Fungível, em português), um formato que usa Blockchain para garantir a autenticidade de um produto. Com o NFT, o comprador tem a certeza de que está adquirindo um produto 100% original e produzido pelo artista, e não uma mera cópia.

Realidade virtual na vida das pessoas

Krista Kim crê que a sociedade vivenciará a realidade virtual em suas vidas em um período muito curto de tempo, possivelmente nos próximos anos. Ela afirmou que a arte digital ganhará uma importância imensa no mundo, pois será a forma como as pessoas vão expressar seus gostos, com peças decorativas e colecionáveis.

A artista é fundadora do movimento Techism, que busca, desde 2014, promover a confluência de arte e tecnologia e incentivar a inovação como um meio para promover o desenvolvimento do humanismo digital. É conhecida por usar muitos LED e cores para despertar sensações nas pessoas.

Continua após a publicidade

A realidade virtual tem sido tema constante no campo de pesquisa de empresas do setor tecnológico. O Facebook já entrou na onda com o Oculus Rift, a Microsoft tem o seu HoloLens e a Apple está trabalhando em um dispositivo que deve ser anunciado em breve.

Será que as pessoas viverão em mundos feitos de RV? Em vez de comprar itens reais, todo o comércio vai girar no ambiente eletrônico? Comente.

Fonte: CNBC