Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Kaspersky!

Como usar o Pix em segurança na Black Friday

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Pix é um facilitador para consumidores que desejam fazer compras durante a Black Friday, porém, é preciso tomar alguns cuidados para evitar golpes. Confira algumas dicas para usar a modalidade em segurança.

Como usar o Pix em segurança

Existem alguns costumes rotineiros que ajudam a fazer transações seguras pelo Pix:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Confirme os dados antes de finalizar a transferência

Ao fazer uma compra pela internet, verifique se a conta realmente pertence à loja onde foi realizada a compra, ao confirmar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o nome do beneficiário, por exemplo.

Em tentativas de fraudes, golpistas tendem a utilizar contas de pessoas físicas abertas com um CPF, e não de uma empresa. Além disso, é importante confirmar o valor para evitar transferências acima do esperado.

2. Desconfie de mensagens ou ligações suspeitas

Além de lojas virtuais falsas, golpistas também oferecem supostas promoções por mensagens de texto ou ligações suspeitas. No geral, as ofertas garantem benefícios "bons demais para ser verdade", como produtos com valores abaixo da média, a possibilidade de resgatar uma grande quantia de pontos no cartão de créditos, viagens grátis e muito mais.

3. Ajuste o limite do Pix

Altere o limite do Pix de acordo com as suas necessidades para evitar transferências indesejadas caso a conta seja acessada após o furto ou roubo do celular, por exemplo. O procedimento é realizado pelo aplicativo do banco e diferencia entre instituições financeiras.

Cabe ressaltar que o teto difere da nova restrição de R$ 200 aplicada ao utilizar um celular, computador ou tablet que ainda não foi cadastrado no banco.

Continua após a publicidade

4. Use senhas fortes

Utilize senhas únicas e fortes no aplicativo do banco, com o uso de caracteres especiais, como @, # ou !, números e letras maiúsculas. Também é importante ativar outros métodos de autenticação, como o reconhecimento facial ou leitor de digitais, e manter o app da instituição financeira atualizado.  

Quais são os golpes do Pix mais comuns?

O Pix atrai a atenção de criminosos que criam golpes e fraudes. Fique atento aos principais:

Continua após a publicidade
  • Clonagem do WhatsApp: quando o golpista tenta se passar por alguma empresa ou banco para coletar dados pessoais ou oferecer ofertas falsas;
  • Falsa central de atendimento de banco: quando o golpista se passa por um funcionário de banco ou suporte técnico e pede dados bancários ou induz a pessoa a fazer um Pix;
  • Falso recebido: prática de forjar recibos do Pix para se passar por uma transferência legítima, sem a transação ter sido feita realmente;
  • Pix errado: quando o golpista entra em contato para solicitar a devolução de um Pix feito por engano enquanto aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para solicitar o dinheiro de volta. 

Como recuperar dinheiro de golpes feitos por Pix

Se você for vítima de alguma fraude durante a compra, é possível recuperar o dinheiro perdido por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED). O recurso atende golpes de transferência por Pix e deve ser acionado pela central de atendimento do banco

Leia mais matérias:

Continua após a publicidade

Entre no Canaltech Ofertas para acompanhar as melhores ofertas da Black Friday. Por lá, você saberá quando faremos transmissões ao vivo com promoções imperdíveis e distribuição de cupons realmente vantajosos. Você também pode acompanhar tudo pelo grupo do CT ofertas no WhatsApp.

VÍDEO: Como Evitar Golpes na Black Friday