Golpe usa nome dos Correios para enviar links de cobrança falsa via SMS
Por Bruno De Blasi |
Se você recebeu uma mensagem para avisar que a sua entrega dos Correios foi retida, é melhor ficar atento. Golpistas estão utilizando o nome da estatal para distribuir links de sites falsos via SMS para cobrar uma suposta taxa de liberação de encomendas. O caso foi relatado em redes sociais e confirmado pelos Correios ao Canaltech nesta terça-feira (23).
“Recebi esse link por SMS informando que uma compra minha foi taxada pelos Correios e fui direcionado para uma página idêntica à oficial, onde cobram a taxa através de um boleto”, diz a publicação do perfil @jotaceer, no X (ex-Twitter). “Só que estranhei pois não tenho nenhuma importação em andamento.”
“Esses dias recebi um SMS dos ‘Correios’ como se algo meu tivesse sido taxado na alfândega”, aponta o post do usuário @ops_ariel. “Abri rápido, te leva para o site ‘dos Correios’ e diz que você tem que pagar um valor (no meu caso, R$ 88). Tome cuidado porque é golpinho.”
Veja outros relatos:
Como funciona o novo golpe
A tentativa de golpe é resumida em uma mensagem de texto simples e enviada até mesmo para quem não possui entregas nacionais e internacionais pendentes. No geral, o SMS indica que o pacote foi “temporariamente retido”, “barrado pela fiscalização alfandegária” ou apenas taxado.
Em seguida, a pessoa é orientada a clicar em um link para obter mais informações e efetuar o pagamento da taxa para liberar a entrega do pedido. O endereço da web, conforme apurado pela reportagem, possui diversas variações com menção ao rastreamento das encomendas e à própria estatal em si.
Ao clicar no link, a vítima é direcionada a uma página falsa que imita o portal oficial dos Correios, com o aviso de que é preciso realizar o pagamento para liberar o envio.
O valor da cobrança falsa varia de acordo com a página acessada, mas não ultrapassa R$ 100, segundo os relatos do X. Além disso, o pagamento deve ser realizado pelo Pix ou boleto.
Como se prevenir do golpe
As mensagens são distribuídas por diversos números de telefone de maneira aleatória — ou seja, qualquer pessoa no Brasil pode se tornar um alvo dos SMS falsos que utilizam o nome dos Correios para aplicar as tentativas de golpe, independente se há uma entrega a caminho ou não.
Se você recebeu um desses comunicados, os Correios orientam a consultar o guia de segurança em seu site para verificar os tipos de mensagens verdadeiras enviadas aos clientes da estatal (correios.com.br).
“Na página dos Correios, por exemplo, a empresa alerta que não entra em contato por WhatsApp com os clientes e orienta a usar sempre o site oficial dos Correios e os perfis oficiais nas redes sociais”, disse a empresa.
Outra dica é sempre analisar os links enviados nas mensagens. À reportagem, os Correios informam que utilizam apenas dois domínios em suas notificações: www.correios.com.br e minhasimportacoes.correios.com.br.
O gerente de engenharia de segurança da Check Point Software Brasil, Fernando de Falchi, também recomenda descartar a mensagem caso não tenha nenhuma encomenda ou correspondência em rota.
Se estiver aguardando uma entrega, você pode confirmar os detalhes com o remetente do pacote ou verificar o rastreamento da entrega no site dos próprios Correios.
“A recomendação é sempre avisar para os familiares, que geralmente não sabem sobre esse tipo de golpe, para que não cliquem em nada (links, URLs, arquivos) que chega por SMS, porque SMS normalmente é só um aviso e não costuma conter um link para o usuário acessar”, informa o especialista em entrevista ao Canaltech.
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Caí no golpe. E agora?
Se você acessou a página falsa e fez o pagamento da suposta taxa, a advogada especialista em direito digital do escritório Viseu Advogados, Antonielle Freitas, aconselha a recolher todas as provas possíveis, como documentos, e-mails, mensagens e extratos bancários que possam comprovar a fraude.
“Em seguida, é crucial registrar um boletim de ocorrência. Isso pode ser feito na delegacia mais próxima ou pela delegacia eletrônica”, orienta em conversa com o Canaltech. “Esse registro oficializa o incidente e pode ajudar nas investigações futuras.”
Também é recomendável entrar em contato com a instituição financeira para relatar ocorrido e solicitar a troca de senhas, no caso de preenchimento de informações sensíveis na página falsa.
Como entrar em contato com os Correios
A estatal orientou os clientes com dúvida a entrar em contato com os seguintes canais de atendimento:
- Capitais e regiões metropolitanas: 3003-0100;
- Demais localidades: 0800 725 7282;
- Atendimento via internet: faleconosco.correios.com.br.
Os Correios também contam com uma central de denúncias em seu próprio site (correios.com.br).