MED | Como recuperar dinheiro de golpes feitos por Pix
Por Bruno De Blasi |
Se você caiu em um golpe e fez uma transferência com sua conta do banco, é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para solicitar a devolução do Pix. O processo é realizado através das centrais de atendimento das instituições financeiras, como o chat do aplicativo e os números de telefone oferecidos aos clientes.
Como acionar o MED do Pix
Para utilizar o mecanismo de devolução, você deve realizar o seguinte procedimento:
- Acione o banco pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), chat ou central telefônica;
- Informe a fraude ao banco;
- Aguarde novas orientações da instituição financeira.
Como funciona o MED para devolução do Pix
O MED é um mecanismo criado pelo Banco Central que deve ser acionado pelo cliente através dos canais de atendimento do banco em até 80 dias desde que o Pix foi feito.
Após o contato, a instituição financeira do pagador comunica o banco do recebedor em até meia hora para bloquear o valor integral ou parcial da transferência, caso ainda tenha saldo na conta.
Em seguida, as empresas têm até sete dias para analisar a denúncia. Caso a fraude seja confirmada, a quantia é devolvida à vítima em até 96 horas após a apuração.
Se não houver saldo suficiente para a devolução dos valores, o Banco Central estipula que a instituição financeira monitore a conta por até 90 dias para fazer devoluções parciais.
A devolução dos valores é garantida?
Não. A devolução pelo MED é realizada apenas quando há saldo na conta e há uma fraude comprovada. Além disso, o BCB informa que o banco do recebedor não é obrigado a usar recursos próprios para devolver a quantia transferida em casos de golpes.
Quais são os canais de contato dos bancos?
No geral, os bancos oferecem atendimento através do aplicativo ou por telefone. A seguir, veja os meios de contato de alguns bancos brasileiros.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil oferece um chat no aplicativo e os seguintes canais, que funcionam 24h por dia:
- Central de Relacionamento (capitais e regiões metropolitanas): 4004 0001
- Central de Relacionamento (demais localidades): 0800 729 0001
- SAC: 0800 729 0722
- WhatsApp: +55 61 4004-0001
- Atendimento no exterior: +55 11 2845-7820
- Atendimento em libras ou texto: icom.app/bb-site
Bradesco
O Bradesco conta com atendimento através dos seguintes canais:
- Fone Fácil (capitais e regiões metropolitanas): 4002 0022
- Fone Fácil (outras regiões): 0800 570 0022
- Fone Fácil (acesso do exterior): +55 11 4002 0022
- Fone Fácil (pessoas com deficiência auditiva e fala): 0800 722 0099
- SAC: 0800 704 8383
- Atendimento em libras: banco.bradesco
Vale apontar que o Fone Fácil está disponível de segunda a sexta, das 7h às 22h, e no sábado, das 9h às 15h. Já o atendimento em libras pode ser acionado apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Caixa
A Caixa conta com os seguintes telefones para correntistas:
- Atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 4004 0104
- Atendimento (demais regiões): 0800 104 0104
- Atendimento (pessoas com deficiência auditiva e fala): 0800 726 2492
- Atendimento (clientes no exterior): +55 61 3533 2000
- SAC: 0800 726 0101
C6 Bank
Além do chat no aplicativo, o C6 Bank oferece os seguintes canais:
- Atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 3003 6116
- Atendimento (demais localidades): 0800 660 6116
- SAC: 0800 660 0060
- WhatsApp: +55 11 2832-6088
- Atendimento em libras: call.icom-libras.com.br/c6bank/chamada/video
Os telefones estão disponíveis 24 horas por dia, mas o atendimento em libras funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h30, exceto em feriados nacionais.
Itaú
Além do aplicativo, o Itaú possui os seguintes canais disponíveis:
- Atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 4004 4828
- Atendimento (demais localidades): 0800 970 4828
- Atendimento (clientes no exterior): +55 11 4004 4828
- SAC: 0800 728 0728
- SAC (Personnalité): 0800 722 7377
- WhatsApp: +55 11 4004 4828
- Atendimento em libras: pslz.in/itau-ajuda
Ao contrário do SAC e do WhatsApp, que podem ser acionados 24 horas por dia, sete dias por semana, os números de atendimento estão disponíveis de segunda a sábado, das 8h às 22h.
Inter
O Inter segue os demais bancos digitais com a oferta de um chat no aplicativo e também oferece estes canais:
- Central de atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 3003 4070
- Central de atendimento (demais localidades): 0800 940 0007
- SAC: 0800 040 9999
- SAC (clientes no exterior): +55 11 2889 5731
- Atendimento em libras: inter.co/atendimento-em-libras;
Os canais funcionam todos os dias por 24 horas, com exceção do atendimento em libras, que só está disponível das 8h às 22h.
Nubank
Para falar com o Nubank, você pode acessar o chat dentro do aplicativo ou utilizar um dos telefones a seguir:
- Atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 4020 0185
- Atendimento (demais localidades): 0800 591 2117
A fintech também oferece outros canais de atendimento para os clientes:
- E-mail: meajuda@nubank.com.br;
- Atendimento em libras: nu.emlibras.com.
Santander
O Santander disponibiliza um chat em seu aplicativo e números de telefone para fazer o atendimento:
- Central de atendimento (Capitais e regiões metropolitanas): 4004 3535
- Central de atendimento (demais localidades): 0800 702 3535
- Central de atendimento (pessoas com deficiência auditiva e de fala): 0800 723 5007
- SAC (capitais e regiões metropolitanas): 0800 762 7777
- SAC (clientes no exterior): +55 11 3012 3336
- SAC (pessoas com deficiência auditiva e fala): 0800 771 0401
- WhatsApp: +55 11 4004 3535
Cabe ressaltar que a central de atendimento funciona de segunda a sexta, das 6h às 22h, no sábado, das 8h às 19h, e no domingo, das 9h às 16h. Para clientes Select, o telefone está disponível 24 horas por dia.
O SAC ainda conta com um canal de atendimento em libras, disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h, acessível pelo celular, computador ou tablet: octagora.com/s/StderLibrs.
Em caso de Pix feito por engano
O MED não é aplicado para devolução do Pix enviado por engano. Mas existem alguns procedimentos para recuperar o dinheiro nesses casos, como entrar em contato com quem recebeu o valor e procurar a instituição financeira, por exemplo.
Faça um BO Digital
Em caso de golpe, também é importante registrar um boletim de ocorrência online através da delegacia virtual do seu estado. Veja como abrir um BO online.