YouTube testa IA para resumir comentários e chatbot estilo ChatGPT
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google anunciou novas aplicações de IA generativa no YouTube para resumir a seção de comentários e permitir a pesquisa avançadas sobre os conteúdos publicados na plataforma num chatbot estilo ChatGPT. As novidades estão em fase de teste em alguns vídeos no idioma inglês e apenas para uma parcela do público.
- YouTube pode copiar atalho de pesquisa nos comentários do TikTok
- YouTube testa botão para reproduzir vídeos aleatórios
O YouTube informou que alguns assinantes da versão Premium também podem testar as ferramentas através da área dedicada a experimentos.
Ferramentas de IA no YouTube
As duas novas ferramentas de IA no YouTube prometem facilitar o acesso rápido às informações e aprofundar o conhecimento do público sobre o material que assistem.
Resumo da seção de comentários
Com a opção de acionar a inteligência artificial para resumir a seção de comentários, as pessoas podem ter uma visão geral sobre o debate e entender os principais pontos em discussão a respeito de um vídeo.
A ferramenta é acionada pelo novo botão “Tópicos” que reúne os comentários em torno de temas semelhantes. O resultado da IA exibe caixas com os assuntos mais debatidos e possibilita ao criador do conteúdo ter insights sobre o que gerou mais engajamento do público.
Além de oferecer um resumo, a novidade permite apagar rapidamente comentários que desviam da proposta do vídeo ou que apresentam um teor ofensivo, por exemplo.
IA conversacional sobre os vídeos
Outra ferramenta em teste no YouTube é uma IA conversacional para tirar dúvidas e saber mais sobre o conteúdo apresentado. Em vídeos selecionados, há um novo botão “Pergunte” que abre uma caixa de diálogo para realizar pesquisas e consultar mais informações sobre o tema no melhor estilo ChatGPT.
O recurso conta ainda com uma opção de recomendação de conteúdo relacionado para continuar a jornada de conhecimento dentro do mesmo assunto. De acordo com o YouTube, em vídeos acadêmicos essa função pode apresentar questionários para ajudar o aprendizado.
No entanto, a disponibilidade das ferramentas ainda é bastante limitada. O teste aparece apenas em alguns vídeos em inglês e para uma pequena parcela do público. Segundo a companhia, alguns assinantes do Premium podem ser elegíveis para testar as novidades através da seção youtube.com/new. Porém, o chatbot de IA só foi liberado nos Estados Unidos e em aparelhos Android.
A plataforma de vídeos do Google não informou quando esses recursos serão liberados para o grande público nem se serão funções exclusivas para os assinantes.
Os testes chegam após o YouTube reforçar o bloqueio contra adblockers em todo o mundo — medida que pode ter um impacto na experiência e no tempo de permanência na plataforma. A oferta de novos recursos pode incentivar as pessoas a continuar no app e até a assinar a versão paga, que remove os anúncios e oferece benefícios extras.