SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

YouTube testa botão para reproduzir vídeos aleatórios

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Novembro de 2023 às 09h31

Link copiado!

NordWood Themes/Unsplash
NordWood Themes/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube testa com um seleto grupo de pessoas um novo botão para reproduzir vídeos aleatórios no aplicativo com base no perfil da conta. A novidade apresenta conteúdos de até 20 minutos de duração e em modo retrato (vertical), como os Shorts, mas sem a opção de rolagem vertical como na seção de vídeos curtos que imita o TikTok.

Botão de reprodução aleatória

Essa não é a primeira vez que a plataforma de vídeos testa uma opção para ajudar os indecisos a reproduzir algum conteúdo. Em maio, o aplicativo apresentou uma ferramenta similar que escolhia materiais com base nas sugestões da conta. No teste anterior, um banner no centro tela exibia uma mensagem que convida as pessoas a reproduzir algo do acervo.

Continua após a publicidade

Agora, um novo botão de cor preta aparece logo abaixo dos Shorts e acima das recomendações de vídeos mais longos. O site Android Police foi o primeiro a encontrar a novidade na versão para Android do aplicativo.

Ao clicar nessa opção, a plataforma seleciona produções de até 20 minutos de criadores que o perfil segue ou de novos canais que o YouTube considera semelhante aos conteúdos curtidos pela conta.

É possível que o recurso seja uma proposta de ensinar as pessoas a alternar a exibição de vídeos mais longos entre Shorts ou recomendar materiais mais extensos sobre seus temas preferidos.

Continua após a publicidade

O YouTube ainda não divulgou oficialmente o teste e pode ser que o recurso tenha modificações antes de ser levado para todo o público. Vale lembrar também que esse recurso pode ser encerrado e a novidade nunca seja lançada, algo comum quando se trata de funções em testes restritos.

Testes com IA no YouTube

Entre os testes em caráter oficial no YouTube, a plataforma anunciou duas novidades com uso de IA. A primeira é uma opção de resumo da seção de comentários que visa facilitar a rápida compreensão sobre o tema em discussão. A outra aplicação é uma ferramenta de IA conversacional na qual as pessoas podem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os vídeos que assistem.