SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

YouTube pode copiar atalho de pesquisa nos comentários do TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Novembro de 2023 às 11h10

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre YouTube

O YouTube pode incorporar mais um recurso do TikTok: a plataforma do Google testa uma opção para incluir sugestões de pesquisas nos comentários com base no tema do vídeos. A novidade cria um atalho e redireciona para uma pesquisa com as publicações em alta sobre o assunto destacado e tudo que o usuário precisa fazer é tocar sobre o link.

Quem usa o TikTok provavelmente já viu algo assim em atividade por lá: a rede social destaca sugere trecho de pesquisa em azul e ainda inclui um ícone de lupa ao lado. O YouTube ainda não mostrou um exemplo visual do recurso, mas deve seguir um caminho parecido com o do rival da ByteDance.

Continua após a publicidade

Em uma página de suporte, a equipe do YouTube revela que o recurso está em fase de testes para alguns canais selecionados e só pode ser encontrado em dispositivos Android. A publicação explica que a adição de links é automática, mas que proprietários dos canais que desejam remover o atalho podem deletar os comentários destacados nos próprios vídeos.

"O sistema do YouTube avalia os comentários e aplica os atalhos de pesquisa a frases e palavras que os espectadores provavelmente querem saber mais a respeito", diz o post. "Proprietários de um canal têm a opção de apagar o comentário postado em seu vídeo se quiserem remover o atalho de pesquisa."  

Além de igualar as forças com o TikTok (ao menos nesse sentido), a nova opção pode facilitar a pesquisa na plataforma e fazer com que os usuários passem mais tempo no YouTube. Não é necessário digitar o termo na busca, apenas tocar sobre a sugestão, e a plataforma já oferece uma série de vídeos recomendados sobre o assunto.

Vale a pena lembrar que o TikTok já é uma referência como mecanismo de busca, especialmente entre os mais jovens, e a plataforma do Google pode incorporar essa característica aos vídeos, visto que o YouTube também é uma grande fonte de informação sobre atualidades, tutoriais, análises de produto e tantas outras coisas.

Continua após a publicidade

YouTube lançou outro atalho presente no TikTok

O YouTube mostra que está de olho nas movimentações do app rival. Antes de revelar os testes de atalhos nos comentários, o aplicativo disponibilizou um atalho para acelerar a reprodução com toque na tela do celular, também presente na rede social chinesa.