WordPad, Google Podcasts e mais: 7 apps e recursos que morreram em 2024
Por Clara Pitanga • Editado por Bruno De Blasi |

2024 marcou o fim do suporte a aplicativos bastante conhecidos e recursos muito utilizados. É o caso do WordPad, famoso editor de textos presente nos computadores com o sistema operacional da Microsoft desde o Windows 95, e do Google Podcasts, que foram descontinuados neste ano.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 20 anos de Firefox: relembre a história e as inovações do navegador
- Pix em 2024 teve novas regras e pagamento por aproximação: relembre 7 novidades
A seguir, o Canaltech reúne uma lista com alguns dos apps que foram encerrados ao longo deste ano.
- WordPad
- Google Podcasts
- Filtros do Instagram criados por usuários
- ICQ
- VPN do Google One
- TikTok Music
- Artifact
Veja apps que foram descontinuados em 2024
Na lista abaixo, você pode checar algumas das plataforma que deixaram de funcionar no decorrer do ano. Acompanhe.
1. WordPad
O aplicativo de bloco de notas da Microsoft, presente nos computadores com o sistema operacional da fabricante desde o Windows 95, foi oficialmente descontinuado em 2024.
No início de janeiro, o editor de texto já não estava presente na atualização do Beta do Windows 11, dando sequência à suspensão do suporte ao software. Mais recentemente, o WordPad também não foi visto no update 24H2, conforme observado em testes realizados pelo Canaltech.
2. Google Podcasts
Em abril, o Google anunciou o fim do suporte ao Google Podcasts, produto da companhia voltado para programas em formato de áudio. O app lançado em 2018 foi encerrado globalmente em junho.
3. Filtros do Instagram criados por usuários
O Instagram anunciou em agosto que encerrará os filtros de realidade aumentada criados por usuários na rede social. A medida entra em vigor em janeiro de 2025.
Com a decisão, os designs que oferecem efeitos de maquiagem e modificam o rosto perderão suporte, assim como os filtros de jogos. Contudo, os modelos nativos da rede social devem continuar disponíveis na plataforma.
4. ICQ
O ICQ, app de mensagens considerado o “pai” dos mensageiros instantâneos, anunciou o encerramento das atividades em junho, depois de permanecer por quase 30 anos no ar.
O fim da plataforma se deu principalmente por conta do avanço de apps concorrentes, tal como WhatsApp e Telegram, o que fez com que a plataforma perdesse sua popularidade.
5. VPN do Google One
Além do Google Podcasts, a big tech também encerrou o serviço de VPN do Google One em 2024. A suspensão do serviço, no entanto, não atingiu usuários brasileiros, já que a modalidade nunca esteve disponível no país.
6. TikTok Music
O TikTok Music, app de streaming de música mantido pela ByteDance, dona do TikTok, também foi descontinuado recentemente. A companhia encerrou as atividades do aplicativo em novembro.
7. Artifact
O Artifact, app de notícias criado pelos fundadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom, também foi descontinuado em 2024, um ano após o seu lançamento. Apesar disso, o Yahoo comprou a estrutura do aplicativo em meados de abril e relançou a plataforma em junho.
O novo app possui um feed personalizado que é atualizado em tempo real e alimentado por IA. Contudo, a plataforma só está disponível nos Estados Unidos por enquanto.
Leia também:
-
10 anos sem Orkut: relembre as comunidades, depoimentos e outros recursos
- As 10 pessoas que mais lucraram com o OnlyFans em 2024
- 9 recursos do WhatsApp que foram lançados em 2024
VÍDEO: Por que o iPhone dura TANTO? O que a Apple faz de CERTO e ERRADO na durabilidade do aparelho?