Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Podcasts começa a ser encerrado nesta terça-feira (2)

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Abril de 2024 às 10h55

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

Começou o fim da jornada do Google Podcasts. Hoje (1º) é o último dia para quem vive nos EUA curtir o conteúdo na plataforma, pois a Gigante de Buscas dá início à aposentadoria do serviço na próxiam terça-feira, dia 2 de abril de 2024. A empresa pede para que os usuários façam a migração de suas assinaturas para o YouTube Music (por enquanto disponível apenas nos EUA), e a vida útil do app deve ser encerrada mesmo em todo o mundo em julho deste ano.

Adeus, Google Podcasts

Lançado em 2018, o app já foi instalado mais de 500 milhões de vezes em telefones Android pelo mundo. No entanto, essa já é a terceira vez que a companhia de tecnologia encerra um software direcionado para programas de áudio: em 2012, a Gigante de Buscas matou o Google Listen, e em 2020 encerrou os serviços do Play Music. Agora, com a morte do Google Podcasts, só resta aos seguidores da empresa o YouTube Music, ativo desde 2015.

Continua após a publicidade

Segundo a Big Tech, a partir de 2 de abril, não é mais possível fazer o upload de programas, mas as pessoas poderão transferir publicações e listas de assinaturas para o YouTube Music até o fim de junho; depois desse período, o Google Podcasts será encerrado completamente. Vale destacar que a marca oferece uma ferramenta automática para as transferências de arquivos — ainda indisponível no Brasil.

Para quem não tem interesse em fazer a migração para outro software da companhia estadunidense, há a opção de fazer o download de um arquivo no formato OPML (Outline Processor Markup Language) e carregá-lo em uma plataforma compatível, como o Pocket Casts.

YouTube Music tem até IA para gerar capas

Continua após a publicidade

Com a morte do Google Podcasts, o único aplicativo focado em áudio da Gigante de Buscas passa a ser o YouTube Music. De acordo com a Big Tech, a plataforma já tem mais de 100 milhões de assinantes em conjunto com o YouTube Premium, opção paga do serviço.

Novidades interessantes, como o uso de inteligência artificial para gerar capas e um feed infinito similar ao TikTok ajudaram a popularizar o app que vai completar 10 anos de vida em 2025.

Se ainda não experimentou, vale conferir 8 funções disponíveis no YouTube Music para você estrear com o pé direito.