Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft já está removendo o WordPad do Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2024 às 10h42

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Os dias do WordPad definitivamente estão contados depois que a Microsoft deixou de incluir o processador de texto na versão Beta mais recente do Windows 11. Entre as mudanças do novo pacote liberado pela empresa aos usuários Insider está o fim do software, que deixa de ser parte integrante do sistema operacional e não poderá mais ser baixado separadamente.

A mudança apareceu na build 26020, como são chamadas as entregas de novas versões da plataforma para usuários Canary, que as recebem antes de todo mundo para que sejam testadas. Entre melhorias no funcionamento com múltiplos monitores, melhorias no reconhecimento de voz para novos idiomas e indicadores de economia de energia está também o fim do software.

A Microsoft não deu data para liberação da atualização a todos os usuários, mas seu lançamento no canal Canary costuma ser uma das últimas etapas antes disso. Quem usa a versão atual do Windows 11 ainda tem acesso ao WordPad, mas a ideia é que ele desapareça da plataforma quando o update for aplicado — o que pode acontecer já na próxima terça-feira (9), quando acontece a tradicional Patch Tuesday.

Continua após a publicidade

Visto como uma versão mais simples do Word e até uma alternativa para a edição de documentos simples, o fim do Wordpad marca o foco da Microsoft em soluções na nuvem. O encerramento do suporte ao processador de texto foi anunciado em setembro do ano passado, ao lado de outros recursos do Windows 11 que também têm seu fim marcado para breve.

Steps Recorder e outros apps também deixam de funcionar

Na mesma atualização do Windows 11, outros dois apps nativos do Windows 11 também encontram seu fim. Além do WordPad, a Microsoft está encerrando o funcionamento do app Pessoas, que servia como um adendo ao Outlook para salvar contatos, e do Steps Recorder. O software focado em tutoriais gravava a tela do usuário de forma dinâmica, para demonstrações de passo a passo.

Continua após a publicidade

No primeiro caso, a integração acontece com o Outlook, um movimento que também marcou o fim do app nativo de Email e Calendário. Já no segundo, a ideia é privilegiar uma solução mais abrangente de captura de tela, como o app de Xbox, que permite criar vídeos a partir da interface tanto em aplicações do Windows quanto sites da internet, jogos e outros softwares.

Já no caso do Wordpad, a alternativa para visualizar e editar arquivos em formado DOCX é o uso da versão online do Word, disponível dentro do OneDrive e com recursos de colaboração, ou a assinatura do Microsoft 365, que traz o pacote Office e outros recursos. Existem, ainda, alternativas gratuitas e de código aberto à suite de produtividade, que também podem ser baixadas no Windows 11.