SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

WhatsApp Web testa busca por data no histórico de mensagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Novembro de 2023 às 10h09

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

A versão Beta do WhatsApp Web testa uma nova opção de busca com o auxílio de um calendário para navegar pelas mensagens e encontrar conversas ao longo do tempo. O recurso facilita rever o histórico de um bate-papo em diferentes datas quando a procura por texto não é suficiente. A função de busca com o calendário ajuda, por exemplo, a encontrar conversas em que há muita troca de mensagens em áudio, o que a pesquisa por texto não consegue analisar.

O teste com a nova ferramenta está disponível para pessoas selecionadas que participam do programa de testes do WhatsApp Web Beta. A novidade aparece na versão 2.2348.50 do aplicativo.

Mensagens em datas passadas

Continua após a publicidade

Ao abrir a seção de pesquisa em uma conversa no WhatsApp Web, há um novo botão de calendário ao lado do campo de busca. O recurso permite navegar pelas datas dos últimos meses para ir rapidamente a diferentes momentos de um histórico de bate-papo em vez de usar a barra de rolagem manualmente.

Em nosso teste com a ferramenta, o calendário permitia escolher uma data apenas dos últimos quatro meses. O botão para pular para períodos anteriores fica desabilitado após esse intervalo de tempo.

Para históricos mais longos, o limite de busca pelo calendário pode ser pouco produtivo e menos funcional do que a procura por texto — que não tem essa limitação pelo app. Mas é possível que essa restrição ocorra apenas na versão de teste, e quando o recurso chegar ao público geral tenha um maior alcance maior de navegação pelas datas.

Continua após a publicidade

Testes no WhatsApp

O WhatsApp segue com outros testes na versão Beta do app para celular que podem chegar em breve a todos. Entre as novidades estão o envio rápido de fotos e vídeos na qualidade original, o toque duplo para avançar ou retroceder a reprodução de vídeos, a possibilidade de configurar um perfil alternativo, atalhos para criar chats secretos e uma ferramenta de IA para atender as pessoas pelo canal de suporte.

O mensageiro não definiu datas para o lançamento desses recursos para a sua versão estável.