SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

WhatsApp prepara opção de perfil alternativo para mais privacidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Outubro de 2023 às 12h58

Link copiado!

Grant Davies/Unsplash
Grant Davies/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp desenvolve uma opção para configurar um perfil alternativo no mensageiro, no qual seria possível apresentar outra foto e outro nome de usuário para pessoas determinadas. O recurso oferece uma camada extra de segurança e privacidade para aqueles que desejam manter o perfil principal mais restrito.

Se chegar ao grande públiico, esse modo de exibição poderá ser definido dentro das configurações da conta, com um novo campo para adicionar um perfil secundário. No momento, a função está em fase de desenvolvimento e não há uma previsão sobre seu lançamento para os usuários.

Perfil alternativo no WhatsApp

Continua após a publicidade

A configuração de um perfil alternativo no WhatsApp pode facilitar o controle de usuários que utilizam o aplicativo para administrar várias atividades, seja de âmbito pessoal ou profissional.

Pessoas que lidam com um grande público ou que recebem muitas mensagens com objetivos diferentes, por exemplo, poderão limitar a visualização de seu perfil principal e apresentar uma versão secundária da sua conta.

O recurso também pode ser útil para aumentar a segurança dos usuários ao ocultar a foto e o nome de perfil para pessoas fora da lista de contatos, por exemplo. Essa opção deve ajudar a evitar que os dados da conta sejam copiados por agentes maliciosos para aplicar golpes no mensageiro.

Além disso, o perfil alternativo será exibido sempre que houver restrição ao principal. É possível permitir a visualização do perfil primário por todos, limitar apenas para contatos (e incluir exceções) ou impedir o acesso às informações por completo.

Continua após a publicidade

Em desenvolvimento

O recurso de perfis alternativos está em desenvolvimento no WhatsApp e foi encontrado pelo WABetaInfo nos códigos da versão Beta 2.23.24.4 Beta. Isso significa que a novidade não aparece disponível sequer para testadores do WhatsApp Beta e também que não há previsão de lançamento da função ao grande público.

Mais segurança e privacidade no WhatsApp

Continua após a publicidade

A preocupação em oferecer mais segurança e privacidade aos usuários aparece também em outras ferramentas no mensageiro. A versão do WhatsApp Beta para Android apresentou este mês novos atalhos para criar chats secretos na plataforma.

Além disso, a versão estável do aplicativo para Android recebeu suporte a passkeys, que permite vincular a identificação biométrica do celular e acessar a conta sem a necessidade de usar senha ou receber os códigos numéricos de autenticação.

Fonte: WABetaInfo