Publicidade

Android 12 será lançado no começo de outubro, indica documento vazado do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2021 às 09h52

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

A versão final do Android 12 pode estar bem perto de ser lançada. O editor do site XDA Developers Mishaal Rahman divulgou um documento vazado do próprio Google que prevê a liberação do Android Open Source Project (AOSP) correspondente à nova edição do sistema operacional para 4 de outubro, data em que o SO também deve estrear com a compilação estável em celulares Pixel.

Há meses o Android 12 está em testes em alguns poucos dispositivos do Google e de outras marcas. A grande atualização do Sistema do Robozinho representa uma virada importante para o SO, introduzindo um novo padrão visual, o Material You, novos recursos e série de adições valiosas em privacidade e segurança.

Continua após a publicidade

Onde o Android 12 vai estrear?

Seguindo o fluxo normal, o sistema deve desembarcar primeiro em modelos da linha Pixel. Só depois, fabricantes parceiras devem implementar a novidade para seus smartphones — e a agilidade só depende da eficiência de cada marca. Versões modificadas do Android 12, como a One UI 4.0, da Samsung, e a MIUI 13, da Xiaomi, devem chegar no fim do ano.

Continua após a publicidade

O AOSP é, basicamente, o código-fonte do Android. Ele é conhecido como a edição mais pura do sistema e é comumente utilizado por fabricantes e programadores para construir versões modificadas do sistema operacional, como o Lineage OS.

Atualmente, o Android 12 está em sua quinta versão beta — supostamente a última antes do lançamento final. Mesmo próximo da estreia, a compilação introduziu novidades interessantes e mudanças que, até então, estavam pendentes, como o widget de Relógio renovado com Material You.

É lógico que o lançamento do código-fonte pode não acontecer no mesmo dia que o Android 12. A versão estável do sistema operacional depende da evolução contínua do período de testes e o estado desejado pode ser alcançado antes ou depois de 4 de outubro. O que resta agora é esperar para ver o que o Google pretende fazer com o novo SO, já que não foram divulgadas datas oficiais para o fim do período de experimentação.

Fonte: Mishaal Rahman