Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram completa 10 anos e libera stories para todos os usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Agosto de 2023 às 10h10

Link copiado!

Muhammad Salman/Pixabay
Muhammad Salman/Pixabay
Tudo sobre Telegram

O aplicativo de mensagens instantâneas Telegram completou 10 anos no último domingo (13). Em comemoração, o CEO do mensageiro Pavel Durov anunciou a liberação do recurso de stories para todos os usuários.

O Telegram foi fundado e lançado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, também criadores da maior rede social russa, a VK (chamada originalmente de Vkontakte) — nenhum dos irmãos Durov tem atualmente qualquer relação com a VK. Apesar de criado por russos, o Telegram está atualmente sediado em Dubai, nos Emirados Árabes.

10 anos de Telegram

Continua após a publicidade

O mensageiro chegou ao mercado como uma alternativa aos apps WhatsApp e Facebook Messenger com a promessa de oferecer mais segurança aos usuários.

O aplicativo possui os chamados chats secretos, com criptografia ponta a ponta entre os dois dispositivos participantes e que não podem ser acessados por terceiros.

Além disso, o Telegram foi pioneiro em vários recursos que posteriormente foram copiados pelos concorrentes. O mensageiro introduziu a função “Canais” para transmitir mensagens para um grande número de seguidores e apresentou os super “Grupos” com até 200 mil membros.

Continua após a publicidade

Bloqueios e polêmicas

A história do Telegram também foi marcada por polêmicas e suspensão do serviço em alguns países, inclusive no Brasil.

A suspeita de que o aplicativo estivesses sendo usado para propagar conteúdos ilegais, como pornografia infantil, propaganda neonazista e fake news fez o ministro do STF Alexandre de Moraes exigir o bloqueio do aplicativo em 2022 e novamente em 2023.

Os bloqueios foram determinados após o descumprimento de ordem para fornecimento de dados requisitados pelas investigações. Em ambos os casos, a suspensão do serviço foi anulada dentro de dois dias e rendeu um pedido de desculpas de Pavel Durov ao STF por negligência.

Continua após a publicidade

Promessas para o futuro

Nesta celebração de 10 anos do app, Pavel Durov compartilhou que o recurso de publicação de stories — inspirado pelas redes da Meta — foi liberado para todos os usuários da plataforma. Quando foi lançado, em julho deste ano, o recurso estava disponível apenas para assinantes do Telegram Premium.

Apesar do anúncio, o chefão do app não deu qualquer previsão de quando ele chegará ao público geral.

Na mensagem de comemoração a uma década de existência, Durov anunciou ainda que o Telegram vai mostrar o seu verdadeiro potencial nos próximos 10 anos ao “ir além das mensagens e liderar a inovação nas mídias sociais em geral”.

Continua após a publicidade

Confira também em quais países o Telegram é mais utilizado.