SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

5 motivos para USAR o Telegram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Julho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Muhammad Salman/Pixabay
Muhammad Salman/Pixabay
Tudo sobre Telegram

Segundo mensageiro mais usado no mundo, o Telegram tem a difícil missão de se mostrar melhor que o WhatsApp. Existem muitas pessoas que preferem o Mensageiro Azul, mas ainda há muito trabalho para conquistar o público e convencê-lo a sair do app em que estão confortáveis.

O Telegram é uma plataforma de comunicação completa, oferecendo desde papos rápidos por chat em texto a chamadas de voz de vídeo e comunidades com milhões de pessoas. Apesar disso, existem funções que destacam o serviço em comparação aos outros e que podem convencer você a experimentá-lo — e, quem sabe, adotá-lo como padrão.

5 motivos para usar o Telegram

Continua após a publicidade

Abaixo, veja cinco motivos para usar o Telegram:

5. Recursos de ponta

O Telegram tende a ditar tendências no mercado de mensageiros quando o assunto são novos recursos. A plataforma de Pavel Durov inaugura conceitos, como Canais, Comunidades, grupos imensos, figurinhas animadas, stickers, emojis animados e sincronização altamente funcional entre dispositivos, para ficar apenas em poucos exemplos.

Continua após a publicidade

Prova disso é que não é difícil perceber que o WhatsApp "se inspira" em muitas funções do concorrente, como as funções de ligação, mensagens e mídias autodestrutivas, conversas temporárias, suporte a GIFs e figurinhas e chat consigo mesmo, também para ficar com poucos exemplos. O Telegram está quase o tempo todo à frente dos rivais.

Outro indício dessa vantagem é que há uma penca de recursos que o Telegram tem que os rivais ainda não oferecem, uma delas é o chat secreto, função que cria conversas com alto nível de privacidade para garantir comunicação direta e separada do papo normal, e a capacidade de criar conta sem vincular a um número de telefone.

4. Praticamente o mesmo em qualquer lugar

Continua após a publicidade

É possível usar o Telegram em praticamente qualquer dispositivo: ele está disponível em Android, iOS, Windows, Linux, macOS e web, com aplicativos nativos, quase como o WhatsApp, e fazer múltiplos logins não é um problema.

A diferença aqui é o refinamento da experiência: o Telegram tenta garantir que o aplicativo na web ou no PC, no Linux ou no Windows, faça as mesmas coisas que o app para celular, sem restrições ou limitações. No visual e nas funções, tudo se parece, o que facilita bastante a adaptação de quem já usa o programa no celular.

Se você já usou o WhatsApp Web e a versão para Windows, por exemplo, sabe o quanto elas estão cada vez mais distantes uma da outra — por exemplo, na web não é possível acessar um menu de contexto do mensageiro clicando com o botão direito do mouse sobre uma mensagem. No Telegram, isso funciona de maneira idêntica em ambas as versões.

Continua após a publicidade

3. Fotos na qualidade original

Uma das principais vantagens do Telegram em comparação ao WhatsApp é a capacidade de enviar fotos e vídeos na qualidade original, sem qualquer compressão. A função é análoga a enviar um documento no mensageiro de Mark Zuckerberg, mas sem gambiarra nenhuma.

Na hora de compartilhar uma imagem ou um vídeo, é possível escolher a opção "Não comprimir" e o mensageiro manda o arquivo puro. Também há um atalho para enviar arquivos que permite navegar pela galeria e encontrar fotos e vídeos para enviar como arquivo, o que facilita ainda mais o ato de trocar imagens pelo Telegram.

2. Stickers e emojis são melhores

Continua após a publicidade

Stickers e emojis são importantíssimos para manter o papo animado e dinâmico, já que permitem expressar emoções com mais facilidade. No Telegram, as figurinhas são ainda melhores que na concorrência, com opções animadas e uma infinidade de pacotes.

Os emojis oferecem opções animadas até das clássicas carinhas "smile" que fazem sucesso há anos e alguns até funcionam como joguinhos (experimente mandar um emoji de bola de futebol, de basquete ou de dado na conversa).

Além disso, o Telegram torna o processo de adicionar novas figurinhas muito mais simples: basta tocar sobre o sticker recebido para ver o pacote completo e adicioná-lo, se você quiser. Há ainda um menu para encontrar opções populares (algo que o WhatsApp copiou de certa forma)

Continua após a publicidade

Além disso, quando você digita um emoji, vê uma série de sugestões de figurinhas relacionadas a ele (inclusive de pacotes que você ainda nem instalou) para mandar rapidamente na conversa.

1. Mais personalizável

A personalização também é um dos pontos fortes do Telegram. O mensageiro pode ser configurado para ficar exatamente do jeito que você quiser, com diferentes papéis de parede, temas, cores, tamanho de prévias de chats, ícone de aplicativo e até intensidade do arredondamento de cantos de um balão de conversa.

Continua após a publicidade

Animações, gestos e funções automáticas também podem ser ajustadas ao gosto do usuário, criando uma experiência totalmente única. As opções se estendem às áreas cruciais do app, como privacidade, gerenciamento de energia e organização de conversas, então até nisso é possível deixar tudo do seu jeito.

Mas nem tudo são flores

Assim como qualquer outro serviço online, o Telegram também tem seus pontos negativos. Antes de escolher um mensageiro ideal, vale conferir cinco motivos para não usar o Telegram e, quem sabe, até conferir as razões que tornam o WhatsApp o app mais famoso.