Spotify amplia oferta de podcasts em vídeo para mais criadores
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Spotify disponibilizará os podcasts em vídeos para mais criadores a partir desta quinta-feira (21). A plataforma dá sequência ao plano de expansão de formatos iniciado em junho deste ano, quando o serviço começou a experimentar programas com conteúdo visual acessíveis para todos os usuários do Spotify.
- Spotify quer facilitar venda de produtos de artistas no aplicativo
- O que é e como funciona o Spotify Premium Duo
- Bug do Spotify faz bateria zerar rapidamente no iOS 15; aprenda a resolver
É no Anchor que será feito o upload dos vídeos em podcasts, num processo bem familiar para criadores de conteúdo acostumados com a plataforma. A publicação estará disponível para acompanhamento em vídeo a partir do app para celular, smart TV, PC ou navegador.
O formato apareceu primeiro em shows Spotify Originals e Exclusives, em programas de sucesso como o The Joe Rogan Experience e o Higher Learning. A novidade não só abrirá o leque de opções para mais criadores, como também incentivará a adoção do formato visual com a chegada canais mais focados em vídeo, como Philip DeFranco e The WAN Show.
Qualquer um pode assistir
Os podcats com conteúdo em vídeo podem ser assistidos por usuários de contas gratuitas ou pagas e, na prática, o recurso pode ser até mais vantajoso do que o YouTube: no app do Spotify, se o usuário não quiser mais acompanhar a parte visual, ele pode simplesmente bloquear a tela e continuar o programa, enquanto no streaming do Google é necessária a assinatura YouTube Premium para isso.
Para acompanhar conteúdo em vídeo, basta o usuário abrir a reprodução do podcast em tela cheia em episódios compatíveis. Vale ressaltar também que o consumo de dados deve aumentar nesse formato, então fique atento se estiver usando dados móveis para acompanhar os programas.
Não são os primeiros vídeos no Spotify
Usuários mais recentes da plataforma podem não se lembrar, mas o Spotify já apostou em publicações em vídeo no passado. Isso aconteceu em 2015, quando a companhia introduziu shows originais no formato, mas a abordagem não deu certo e o projeto caiu no esquecimento.
Contudo, o cenário com podcasts é diferente atualmente. Pesquisas mostram que o consumo desse tipo de conteúdo cresce com frequência, e até a popularização de salas de áudio no estilo Clubhouse — hoje presentes em várias redes sociais e plataformas de comunicação — são um reflexo dessa ascensão.
A ampliação de conteúdo do Spotify também é uma resposta direta aos planos do Google. A gigante planeja lançar mais uma plataforma inteiramente dedicada a podcasts integrada ao YouTube, que provavelmente teria suporte para o formato misto de episódios. Neste caso, não há previsão de lançamento, e nem confirmação de que o projeto sairá do papel.
Fonte: TechCrunch, CNBC