Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter revela aumento da busca por streaming e podcasts no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Agosto de 2021 às 18h30

Link copiado!

Imagem: George Milton/Pexels
Imagem: George Milton/Pexels
Tudo sobre Twitter

O Twitter realizou uma pesquisa exclusiva com o público brasileiro para revelar hábitos na rede social. O objetivo era entender a preferência das pessoas em temas como streaming de áudio, vídeo e podcasts. Os dados foram coletados pela equipe de Marketing Insights & Analytics do Twitter Brasil e considerou tuítes sobre assuntos relacionados ao entretenimento digital.

Segundo a pesquisa, para 70% dos usuários da plataforma, o conteúdo exclusivo ou original é fator determinante para a escolha do serviço de streaming. As pessoas levam mais em conta este fator do que o preço da assinatura e a facilidade de acesso, por exemplo.

Continua após a publicidade

Do início da pandemia até hoje, o levantamento revelou um aumento de 68% no consumo de conteúdos em vídeo, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa porcentagem explica a elevação na quantidade de pessoas que assinaram ao menos uma plataforma (70%) e que devem manter o interesse no serviço, mesmo quando a vida voltar à “normalidade" (39%).

As pessoas da rede do passarinho azul tem maior interesse por filmes e conteúdos televisivos, com 81% e 63% da preferência do público, respectivamente. A maioria prefere assistir aos conteúdos no celular (76%), na TV (72%) e no computador (51%).

Este último dado surpreende, afinal a tela dos dispositivos móveis não é tão favorável quanto um televisor. Embora a pesquisa não entre nesse mérito, a preferência pelo celular pode estar vinculado à falta de televisores inteligentes em muitos lares brasileiros.

A pesquisa considerou aproximadamente 595 milhões de tuítes sobre entretenimento no país, feitos durante o primeiro semestre deste ano. No ano passado, esse número foi 451 milhões, o que revela o aumento do uso da rede social para tal finalidade.

Continua após a publicidade

Músicas e podcasts também em alta

Já quando o assunto é música, 78% dos usuários da plataforma dizem acompanhar novidades pelo Twitter — 57% não ficam um dia sequer sem ouvir alguma canção. Para quase 68%, as plataformas de streaming musical são o melhor caminho para curtir um som e quase 91% dos ouvidos usam algum serviço desse tipo no último mês.

A maioria usa a rede para comentar sobre gêneros e bandas que gostam, mas também acompanhar as novidades de artistas e interagir com eles. Muita gente também se vale da plataforma para buscar informações ou conseguir recomendações de álbuns e músicas.

De janeiro a junho de 2021, o Twitter contabilizou 476 milhões de interações sobre música por aqui. Segundo a rede, esse aumento foi impulsionado também pelo aumento na popularidade dos podcasts, com mais de 73% do público consumindo esse tipo de conteúdo regularmente.

Continua após a publicidade

Entretenimento encabeça a lista de temas de podcasts mais ouvidos (63%), seguido por cultura (52%); negócios, economia e política (42%); e, por fim, esportes, jogos e e-sports (30%).