YouTube pode ganhar agregador de podcast exclusivo

YouTube pode ganhar agregador de podcast exclusivo

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Outubro de 2021 às 09h40
Alexander Shatov/Unsplash

O YouTube parece planejar sua primeira plataforma totalmente dedicada a podcasts, sugere nova vaga de emprego reportada pelo site Bloomberg. Ainda sem detalhes, o "YouTube Podcasts" poderia tomar forma de um agregador com conteúdo exclusivo, rivalizando com Spotify, Deezer e o "irmão" Google Podcasts.

Podcasts já não são “estranhos” para o YouTube, já que a plataforma é frequentemente usada para incrementar o episódio com uma experiência no estilo “talk show”, combinado áudio e vídeo. Contudo, o serviço nunca teve foco totalmente voltado para o segmento, e o Google redirecionava seus esforços no setor para o Google Podcasts, seu agregador oficial.

O "YouTube Podcasts" poderia ter um aplicativo exclusivo (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Segundo o Bloomberg, a companhia procura um executivo para tomar conta do “gerenciamento de milhões de podcasts que já existem no site”. Não se sabe exatamente a que ponto estaria este projeto, ou se ele tomaria forma de um “braço” do YouTube como o YouTube Music (streaming de música) ou o YouTube Gaming (totalmente dedicado a jogos e abandonado em 2018).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Mais um app Google para podcasts

Além disso, ainda é um mistério sobre como o serviço da plataforma de streaming se encaixaria com o Google Podcasts, já que suas funções seriam bem parecidas. Nada impediria que a Gigante das Pesquisas mantivesse as duas plataformas simultaneamente, mas, dependendo da implementação, a redundância poderia ofuscar uma delas — daí, ela poderia ir direto para o cemitério do Google.

Vale ressaltar que este seria o quarto projeto do Google em podcasts. Além do Google Podcasts, houve o desconhecido Google Listen e também o Google Play Podcasts, que nunca chegou a ser devidamente substituído depois que o app foi encerrado para dar espaço ao YouTube Music. Sendo assim, a solução da vez poderia tomar forma de um "sucessor espiritual" de toda essa turma, assim como foi o serviço de streaming de música na sua estreia.

Se o projeto ainda está em busca de um executivo para o cargo de liderança, então é provável que ainda esteja em estágios iniciais de desenvolvimento. Nos próximos meses, mais informações devem surgir, então vale ficar de olho nessa movimentação.

Fonte: Bloomberg

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.