Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Site resume vídeos do YouTube usando o ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Março de 2023 às 14h49

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre YouTube

Um site promete resumir vídeos do YouTube usando a mesma tecnologia de inteligência artificial do ChatGPT. Basta inserir o endereço do vídeo para a plataforma chamada Summarize fazer o restante do serviço.

A página da web foi criada pelo desenvolvedor Pete Hunt, ex-funcionário do Twitter, do Facebook e do Instagram. O visual do website é bastante simples e os comandos vão direto ao ponto.

Continua após a publicidade

Para criar o produto, Hunt usou a API de integração da OpenAI com algumas modificações. Em vez de receber texto como prompt de entrada, o serviço usa a capacidade de processamento do ChatGPT para descrever os conteúdos da tela.

Há uma breve explicação sobre o funcionamento, alguns links para vídeos com exemplos e os últimos dez conteúdos resumidos por outros usuários na página. É importante ressaltar que só dá para descrever os vídeos longos do YouTube, portanto nem adianta tentar no formato Shorts.

Para vídeos com mais de uma hora, a ferramenta separa os resumos por horário. Mesmo assim, faz isso de forma bastante sucinta, apenas para dar uma ideia ampla do que foi tratado naquele intervalo de tempo.

Quanto custa o Summarize?

O serviço é gratuito, mas o desenvolvedor comercializa uma versão Premium do serviço. A assinatura custa US$ 10 por mês (cerca de R$ 55) e permite resumir até 500 vídeos por mês sem limitações diárias. O valor é cobrado para custear a execução do serviço, que é cobrado por utilização pela OpenAI.

Infelizmente, o resumo gerado pelo Summarize é apenas em inglês, por isso deve ser pouco útil para a maioria dos brasileiros. Em testes com um vídeo do Canaltech, a ferramenta conseguiu elencar alguns pontos importantes, mas teve dificuldade em produzir um conteúdo mais preciso devido ao idioma.

Continua após a publicidade

O criador da ferramenta alerta que o conteúdo foi gerado por uma inteligência artificial, então pode haver imprecisões ou erros. Mesmo assim, é uma baita solução para quem precisa analisar longas entrevistas, eventos com muitas horas de duração ou até pronunciamentos oficiais.

A solução parece similar a outra que promete resumir o conteúdo de e-mails do Gmail também usando a IA do ChatGPT. O Shortwave organiza tudo por tópicos, lê os conteúdos e descreve brevemente cada mensagem para o usuário abrir apenas o que interessa.