Pix chega ao Chrome para pagamentos sem abrir o app do banco
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi | •

O Google lança nesta quarta-feira (10) o Pix no Chrome. A novidade revelada no evento Google for Brasil oferece uma opção para finalizar os pagamentos de compras em lojas virtuais sem precisar entrar no aplicativo do banco. O sistema do Banco Central do Brasil (BC) também estará disponível no Google Lens.
- Pix Automático e Recorrente: veja as diferenças entre as formas de pagamento
- Como funciona o Pix Automático? Função vai facilitar o pagamento de contas
As transações nessa modalidade terão um limite de R$ 500 reais, seguindo o valor estipulado pelo BC para a Jornada sem Redirecionamento (JSR), modalidade em que não é preciso acessar o app do banco para fazer o Pix.
A empresa recomenda que usuários façam a atualização do app do Chrome para a versão mais recente para ter acesso ao novo recurso.
A novidade está disponível para usuários brasileiros para compras em algumas plataformas de e-commerce. A empresa não listou os sites compatíveis, mas informou que o recurso será expandido em breve.
Acompanhe o Google for Brasil no Canaltech:
- Android terá funções contra roubo ativadas por padrão no Brasil
- Google vai te ajudar a comprar ingressos para jogos do Brasileirão
- Waze ganha IA para reportar trânsito e acidentes falando, sem mexer no celular
- Google Meet recebe anotações de reuniões com IA em português
- Google revela IA que diz se vai chover ou não com mais precisão
O Google Lens, por sua vez, vai identificar QR Codes através da câmera do celular e através do Circule Para Pesquisar. Assim, caso receba o recurso para fazer o pagamento em um site ou através de uma mensagem no WhatsApp, por exemplo, você poderá ler o código direto da tela do seu celular em poucos toques.
Segundo o Google, o Pix pelo Lens está disponível para dispositivos com Android 9 e versões mais recentes e chegará em agosto. Atualmente, os celulares lançados nos últimos meses são vendidos com Android 14 ou Android 15.
“A jornada no e-commerce deve ser fluida para facilitar tanto a vida do usuário quanto a dos comerciantes. Depois de inovarmos trazendo o Pix, meio de pagamento favorito do brasileiro para a Carteira do Google, damos um passo em direção à maior conveniência nas transações digitais durante compras on-line e offline”, disse a Head de Parcerias de Pagamentos para a América Latina no Google, Natacha Litvinov.
Como funciona o Pix pelo Chrome e Lens
Para fazer um Pix no Chrome e no Lens, antes de tudo, é preciso conectar a conta bancária à Carteira do Google para autorizar o vínculo entre as plataformas através do Open Finance. O processo é similar à configuração do Pix por Aproximação.
No caso do Chrome, ao finalizar uma compra em um portal compatível com o recurso, deve clicar em “copiar código Pix”, como faz normalmente quando deseja usar esta forma de pagamento.
Através do Lens, basta ler o código com a câmera do celular ou através do Círcule para Pesquisar.
Depois, a wallet do Google será acionada para escolher a conta que será usada para o pagamento e confirmar os dados para concluir a transação. Assim como nas demais modalidades com Pix, a carteira exige a senha ou biometria para fazer a transferência.
PIN extra na Carteira do Google
O Google também liberou a opção de fazer um "PIN extra" na carteira digital para transações por Pix.
Para habilitar, é preciso ir nas configurações da Carteira do Google e abrir a área de Pix. Lá, haverá o bloco de segurança onde será possível criar e habilitar o PIN de Segurança Extra.
Leia mais:
- Qual a diferença entre Pix e Drex?
- Pix | O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?
- Como tirar o Pix da Carteira do Google
VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?