Android terá funções contra roubo ativadas por padrão no Brasil
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

O Google anunciou que todos os novos celulares Android e modelos que passaram pela restauração de fábrica terão as funções de proteção contra roubo ativadas por padrão no Brasil. Além disso, a empresa firmou uma parceria com a Polícia Militar do estado de São Paulo para fornecer acesso à ferramenta de rastreamento dos aparelhos.
As novidades foram reveladas durante o evento Google For Brasil, em São Paulo (SP), com cobertura do Canaltech. De acordo com a companhia, o país será o primeiro a receber a mudança de segurança nas configurações de fábrica.
Celulares com maior proteção contra roubo
A Gigante das Buscas vai ampliar o acesso a estes dois recursos de segurança:
- Bloqueio de detecção de roubo: com ajuda de IA e aprendizado de máquina, o sistema bloqueia a tela do aparelho ao identificar um movimento brusco similar ao de um furto;
- Bloqueio remoto: permite bloquear o aparelho a partir do Localizador do Google usando apenas o número de telefone celular.
As ferramentas foram anunciadas pela empresa no ano passado e estrearam no Brasil, mas precisavam ser ativadas manualmente.
Segundo o Google, mais de um milhão de dispositivos foram ajustados até novembro do ano passado, com 50 mil aparelhos bloqueados automaticamente após detectar movimento similar a um furto.
Acompanhe o Google for Brasil no Canaltech:
- Pix chega ao Chrome para pagamentos sem abrir o app do banco
- Google vai te ajudar a comprar ingressos para jogos do Brasileirão
- Waze ganha IA para reportar trânsito e acidentes falando, sem mexer no celular
- Google Meet recebe anotações de reuniões com IA em português
- Google revela IA que diz se vai chover ou não com mais precisão
Até o final deste ano, o Android vai manter as opções ativas para qualquer celular novo ou restaurado para as configurações de fábrica.
"A ativação de fábrica do Bloqueio Remoto torna o recurso acessível de forma mais ampla, fazendo com que essa camada de proteção ajude as pessoas a agirem rapidamente em caso de perda ou roubo. Essa medida reforça nosso compromisso em oferecer soluções cada vez mais seguras e intuitivas", comentou o Gerente de Parcerias Técnicas de Android do Google, Fabrício Ferracioli.
Parceria com a PM de São Paulo
A empresa ainda revelou um acordo com a Polícia Militar do estado de São Paulo, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) para incluir o Localizador (antigo Encontre Meu Dispositivo) na suíte de aplicativos usados pelos policiais.
Assim, caso uma pessoa seja vítima de um furto ou roubo, o policial pode ajudar a bloquear o aparelho da pessoa apenas com o número do celular.
Até o momento, a empresa não deu detalhes sobre a privacidade dos dados ou por quanto tempo o número da vítima fica armazenado nos aparelhos da PM.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Teve o celular roubado? Saiba o que fazer e como se proteger
- Como fazer uma checagem de segurança no Android
- Modo de Segurança | Para que serve e como ativar?
VÍDEO: O problema da impressão digital em celulares Android | Devo usar biometria no smartphone? E Face ID?