Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Opera One | Novo navegador traz IA por todo lado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2023 às 10h53

Link copiado!

Divulgação/Opera
Divulgação/Opera
Tudo sobre Opera

A Opera lançou nesta terça-feira (25) um novo navegador com acesso antecipado para desenvolvedores. Chamado de Opera One, o programa apresenta um design modular com ferramentas para melhorar a experiência do usuário na web e foi projetado para integrar extensões e recursos de IA generativa em sua barra lateral.

O novo navegador substituirá o Opera convencional em sistemas Windows, macOS e Linux até o final do ano.

Novos recursos com o Opera One

Continua após a publicidade

O Opera One apresenta uma nova arquitetura com design modular que promete entregar uma navegação mais fluída na internet. Entre as novidades do novo navegador estão as chamadas “ilhas de guias” ("tab islands") e a integração com IAs generativas — incluindo AI Prompts, ChatGPT e ChatSonic.

Ilhas de guias

O recurso de “ilhas de guias” é uma nova forma de organizar múltiplas abas de navegação, que agrupa guias com tópicos relacionados de forma intuitiva para os usuários. A ferramenta é uma novidade que se beneficia do novo design modular do Opera One.

A proposta é facilitar a experiência de trabalhar em múltiplas tarefas e separar as atividades em uma interface de rápida distinção — com marcações claras de cores e bordas das “ilhas de guias”. Por exemplo, ao pesquisar por um restaurante para almoçar, as abas com os locais e os cardápios dos estabelecimentos são abertas em uma ilha dedicada.

As ilhas são criadas automaticamente para reunir as abas de um mesmo contexto, mas também é possível alterar manualmente a ferramenta para incluir ou mover as guias entre diferentes grupos.

IAs generativas no navegador

Outra novidade apresentada no projeto Opera One é a integração com as IAs generativas ChatGPT, ChatSonic e AI Prompts. O navegador Opera foi atualizado com recursos de inteligência artificial em março, o que abriu caminho para a reformulação com uma nova forma de lidar com as IAs e potencializar a experiência de navegação do usuário.

Continua após a publicidade
“O Opera One marca o início de uma cadeia de inovação, incluindo o próprio mecanismo de IA do Opera a ser lançado nos próximos meses. A web ficou mais inteligente e rápida com IA generativa. Com o Opera One, estamos prontos para liderar essa mudança”, disse a diretora de produto da Opera, Joanna Czajka, na apresentação do navegador.

Além da integração de IAs generativas, a barra lateral do Opera One segue o padrão dos navegadores Opera e permite o acesso rápido a players, mensageiros e workspaces — como WhatsApp, Telegram, Spotify e Apple Music. Apesar de estar em fase de testes e não ser recomendado para uso para fins de produtividade, o Opera One já pode ser baixado.

Outros navegadores também têm apostado em inteligência artificial para trazer mais recursos aos usuários, como foi o caso da integração do Bing no Microsoft Edge no começo deste ano e das novidades anunciadas recentemente pelo Google para o Chrome.