Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Opera lança IA própria baseada no ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2023 às 15h28

Link copiado!

Reprodução/Opera
Reprodução/Opera
Tudo sobre Opera

O navegador Opera começou a testar uma barra lateral com recursos de inteligência artificial. A Aria, como foi chamada, está disponível somente na versão mais recente do Opera One (Windows) e na Beta do Opera original (Android).

O recurso usa o ChatGPT para gerar textos, criar conteúdos, responder a dúvidas e tudo mais dentro das suas capacidades. A vantagem aqui é executar tais ações no próprio app, sem precisar acessar o site original.

Como funciona a IA do Opera?

Continua após a publicidade

Esse layout vertical já é conhecido pelos usuários do Microsoft Edge, cujos recursos do Bing ficam na Barra Lateral na direita. No caso do Opera, no entanto, a barra está localizada na parte esquerda.

As diferenças param por aí, porque o visual do Opera é idêntico ao rival. O recurso fica escondido em um pequeno ícone na barra e somente é exibido quando clicado. A partir disso, uma janela de bate-papo surgirá para a interação em texto.

Aparentemente, a IA do Opera já usa o modelo do ChatGPT integrado ao Bing, porque o chatbot é capaz de mostrar informações atualizadas em tempo real da internet. Um dos diferenciais é a capacidade de tirar dúvidas sobre produtos e serviços da Opera graças ao treinamento no banco de documentos de suporte do navegador.

Continua após a publicidade

ChatGPT fortalecido no Opera

O Opera já tinha adicionado, em fevereiro, uma barra lateral que permitia a adição de ícones para acesso rápido e trouxe uma versão mais rudimentar do ChatGPT. Na época, era possível a criação de posts para redes sociais, textos para blogs, resumir páginas de sites ou escrever histórias para compartilhar.

Já a versão GX, voltada para o público gamer, contava com uma versão aprimorada do modelo GPT-3.5. A integração era com o serviço ChatSonic, um pouco mais versátil que o ChatGPT naquela época.

O acesso à Aria ainda é restrito, portanto, é preciso criar uma conta (opera.com) e entrar em uma fila de espera para experimentar. A empresa avisará quando a IA da Opera for liberada para seu perfil.

Continua após a publicidade

Edge segue na frente dos navegadores com IA

A barra lateral do Opera mostra como a Microsoft conseguiu ditar os rumos do uso de IAs generativas nos navegadores. Nesta semana, a empresa mostrou um conjunto de novidades para o Edge, como o visual mais arredondado e o sistema modular personalizável, durante a conferência Microsoft Build 2023.

A empresa ainda deve trazer o Microsoft 365 Copilot, integrado às antigas soluções do “Pacote Office” para o navegador. Será possível executar ações de IA no Outlook ou no Word a partir do Edge.