Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anúncios do Google vão se adaptar ao que você busca graças à IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2023 às 19h35

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google dará mais uma utilidade para suas ferramentas de inteligência artificial: o aumento da relevância dos anúncios. A empresa usará IA para apresentar propagandas adaptadas ao contexto de uma pesquisa, mostrando exatamente o que cada pessoa está atrás conforme o que é digitado na busca.

A ideia é tornar o Google Ads mais eficaz para converter melhor. Ao pesquisar por “como consertar problema na bomba de gasolina do carro", por exemplo, a busca pode retornar com um anúncio de oficina que ofereça o conserto.

A Gigante das Buscas já utiliza um recurso tecnológico para criar anúncios a partir do conteúdo de páginas. O algoritmo analisa o site para sugerir títulos, descrições e palavras-chave, mas a proposta era bem mais simples do que o modelo apresentado hoje (23).

Continua após a publicidade

Como serão os anúncios do Google Ads com IA?

Atualmente, seria preciso ter a frase inteira (ou boa parte dela) adicionada à campanha do Ads para exibir o anúncio. Com a IA funcionando, um título e uma descrição específicas seriam criados com base no que uma pessoa acabou de buscar para tentar atrair o clique.

Voltando para o exemplo mencionado, a IA generativa poderia criar algo como “Seu carro deu problema na bomba de gasolina?”. Dificilmente, um usuário passaria batido por um anúncio com uma chamada tão próxima do que ele deseja.

O Google tem certeza que a atualização melhorará os resultados para ajudar empresas, marcas e pessoas a obter mais eficiência dos anúncios. Certamente é melhor que o conjunto fixo que cada anunciante precisa definir no momento de criação da campanha — e que obviamente nunca vai atender a todas as consultas.

IAs na geração de anúncios

Além dessa novidade, o Google também pretende adicionar uma nova experiência de criação de anúncios com base na interação com um chatbot. A ideia é levar uma parte do Duet AI para o Google Ads, o que auxiliaria a escrita das descrições e dos títulos, como ocorre no Gmail e no Docs.

Continua após a publicidade

É só adicionar o link para a página de destino e a IA resumirá o conteúdo ali presente. Feito isso, serão geradas palavras-chave, títulos, descrições, imagens e snippets e outros recursos relevantes para o público.

Caberá ao anunciante decidir se aquele conteúdo está adequado ou se precisa de ajustes manuais para ficar correto. A ideia é que as pessoas possam conversar com o chatbot se não gostarem de algo, assim ele poderá refazer o trabalho, como ocorre com o Bard.

Crie imagens de produtos com IA

Outra ferramenta que chegará em breve é o Product Studio, um sistema capaz de gerar imagens de produtos usando IA generativa. Comerciantes poderão gerar imagens de bolsas, sapatos e qualquer outro objeto vendido a partir de fotos já existentes.

Continua após a publicidade

A ideia é produzir variantes de um ensaio fotográfico ou excluir fundos para dar mais ênfase no produto em si. Tudo isso deve ser feito com auxílio de uma inteligência artificial, então seria bem mais simples que usar softwares de terceiros.

Essas novidades foram anunciadas no evento Google Marketing Live, voltado para o mercado publicitário, desta terça-feira (23). A liberação das novidades do Google Ads será gradual para todos e pode levar alguns meses para chegar em todas as contas.