One UI, HyperOS e mais: quais são as diferentes interfaces do Android?
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

O Android é o sistema operacional desenvolvido pelo Google e adotado por diversas fabricantes em seus dispositivos. Para diferenciar seus produtos e oferecer recursos exclusivos, cada empresa personaliza o sistema com sua própria interface.
- O que é One UI? Conheça o 'Android para celulares da Samsung'
- 7 novidades do HyperOS 3 que chegarão aos celulares da Xiaomi
Marcas como Samsung, Xiaomi, Oppo e OnePlus estão entre as que usam o “Android puro” como base para implementar suas versões com recursos próprios e visuais distintos.
Quais são as interfaces de cada marca?
Com recursos originais e diversas atualizações, as fabricantes desenvolvem suas próprias interfaces do Android, como:
- One UI
- HyperOS
- ColorOS
- OxygenOS
One UI
A One UI é a interface desenvolvida pela Samsung e usada em todos os dispositivos Galaxy. Um dos principais destaques é o design pensado para facilitar o uso com uma só mão, o que otimiza a navegação em telas grandes.
Outros diferenciais incluem a integração entre aparelhos da marca e o Samsung DeX, que transforma o smartphone em uma experiência semelhante à de um desktop. Desde 2024, a interface também incorpora os recursos do pacote Galaxy AI.
HyperOS
Focada na unificação do ecossistema de dispositivos — de smartphones a produtos de casa inteligente —, a HyperOS é a interface personalizada da Xiaomi. O sistema traz funções de compartilhamento rápido de arquivos por aproximação e integração aprimorada com aparelhos de outras marcas, incluindo dispositivos da Apple.
Embora tenha sido inicialmente apresentada como um novo sistema operacional, a versão global para smartphones ainda é baseada no Android.
ColorOS
A ColorOS é a interface da Oppo para o Android. Seus principais destaques incluem otimizações de bateria, gerenciamento inteligente de memória RAM e funções avançadas de privacidade. Sua base de desenvolvimento é compartilhada com a interface OxygenOS, da OnePlus.
A interface busca uma experiência fluida entre os aplicativos e traz o AI Mind Space, recurso que a empresa descreve como um “segundo cérebro” para o usuário.
OxygenOS
A OxygenOS é desenvolvida pela fabricante OnePlus e, como destacado, compartilha parte de sua base com a ColorOS. Entre os recursos de destaque estão o modo multitarefa que permite trabalhar com até cinco aplicativos na tela e amplas opções de personalização, inclusive na tela de bloqueio.
O sistema também oferece o OnePlus Private Computing Cloud, serviço de nuvem próprio que, segundo a empresa, combina desempenho de ponta com alta segurança.
Interface e Android são a mesma coisa?
Não. Enquanto o Android é um sistema operacional — assim como o iOS —, as interfaces são camadas personalizadas criadas por cada fabricante sobre o sistema de código aberto do Google, adicionando visual próprio, funções exclusivas e integração com o ecossistema da marca.
Leia mais:
- 8 recursos de IA nos celulares da Oppo
- 3 funções do HyperOS 3 que já existiam no iPhone
- Android vai manter acesso a APKs anônimos, mas com uma condição
VÍDEO: Oppo Find N5 vs. Galaxy S25 Ultra | Comparativo de câmeras: o dobrável que compete com o Ultra