Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o ECG do Apple Watch?

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Outubro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

O ECG é um dos recursos mais avançados nos relógios inteligentes atuais, e isso também inclui o Apple Watch. Ele serve para realizar medições relacionadas aos batimentos cardíacos, o que pode auxiliar em uma série de situações, inclusive de emergência.

O que é ECG e para que ele serve

Continua após a publicidade

O eletrocardiograma é um procedimento comumente utilizado para diagnosticar problemas de coração, inclusive alguns bastante graves. Entre as condições que podem ser detectadas por ele estão as artérias bloqueadas/estreitadas, descompassos e outras formas de arritmia, que levam a morte em situações extremas.

Em geral, médicos especialistas costumam recomendar eletrocardiogramas quando identificam os seguintes sintomas: dor no peito, tontura, palpitações do coração, pulso rápido, falta de ar, fraqueza, entre outros.

Como funciona o ECG do Apple Watch

Continua após a publicidade

O Apple Watch, assim como diversos outros relógios do tipo, possui sensores que entram em contato com a pele, na parte de trás da tela. Com isso, além da própria frequência cardíaca, o produto também identifica outros aspectos como o ritmo e força dos batimentos.

Para fazer um eletrocardiograma no Apple Watch, basta abrir o aplicativo ECG, disponível no Watch Series 4 ou modelos mais recentes. Antes do início do teste, é importante ter certeza de que o relógio está firme no pulso, e que o braço está posicionado em uma mesa ou no colo.

Depois de abrir o app ECG no Apple Watch, o dispositivo pedirá que o usuário coloque o dedo na coroa lateral por alguns instantes, mas não é necessário durante todo o teste. O processo demora 20 segundos, e na sequência será possível tocar em adicionar sintomas, para dar mais detalhes da condição de saúde.

Continua após a publicidade

Após o término do registro, o usuário receberá uma classificação correspondente:

Ritmo Sinusal: significa que o coração bateu de maneira regular durante o teste, com a sincronia que se espera. Vale lembrar que o resultado representa apenas o período de realização do ECG, e uma visita ao médico é recomendada sob quaisquer sintomas percebidos, mesmo que o teste tenha dado como normal.

Fibrilação Atrial: representa que os batimentos cardíacos estão em um ritmo irregular, e por isso uma visita ao médico deve ser feita imediatamente.

Batimentos baixos ou altos: como o nome indica, indica que o ritmo cardíaco está mais lento ou mais rápido que o normal. Esta condição pode requerer uma visita ao médico, mas também pode ser causada por fatores mais comuns, como a prática de exercícios, ou o consumo de determinados medicamentos.

Continua após a publicidade

Inconclusivo: Significa que o registro foi feito normalmente, mas não chegou a um resultado objetivo. Isso pode acontecer por causa de sinais que o relógio não reconhece, pelo uso de um marca-passo, ou outras condições fisiológicas.

Gravação ruim: aponta que algo deu errado durante o teste, talvez por causa de problemas no posicionamento do braço ou na fixação do relógio no pulso.

Para visualizar informações mais detalhadas sobre os registros, o usuário pode usar o app Saúde no iPhone. Com ele também é possível compartilhar os resultados diretamente com o médico, para que o controle possa ser feito de forma mais frequente.

Mas afinal, ECG do iPhone é confiável?

Continua após a publicidade

De acordo com informações publicadas pela própria Apple, o ECG do Apple Watch utiliza um padrão de derivação única, enquanto os consultórios usam padrões de 12 derivações — em outras palavras, é registrado o sinal elétrico de diferentes ângulos no coração.

É possível afirmar que o relógio possui uma proporção de acerto bastante alta em seus registros. Porém, ele não é capaz de identificar todos os possíveis problemas que um equipamento médico dedicado poderia — como ataques cardíacos, por exemplo —, e por isso o resultado do Apple Watch não pode ser considerado como um diagnóstico definitivo.

Mesmo assim, o produto é aprovado por diversos órgãos da área de saúde, como o FDA nos Estados Unidos. Na prática, isso significa que ele passou por rigorosos testes de confiabilidade, em comparação direta com os dispositivos profissionais.

Continua após a publicidade

Já existem diversos casos de pessoas que foram salvas pelo ECG do Apple Watch, inclusive em situações sem quaisquer sintomas claros de que algo estava errado com o coração. Por isso, se o relógio detectar alguma irregularidade, uma visita ao médico é altamente recomendada em qualquer condição.

Quais relógios possuem ECG?

O ECG está disponível desde o Apple Watch Series 4, e em todos os modelos mais recentes de relógios da marca, com exceção do Apple Watch SE. Porém, o recurso também aparece em smartwatches mais avançados de outras empresas:

Continua após a publicidade

Galaxy Watch 5 e 5 Pro: os relógios da Samsung são os mais populares do planeta com o sistema operacional WearOS, derivado do Android. Seu ECG também conta com a aprovação do FDA, e por isso apresenta alta precisão de resultados — porém, assim como no caso do Apple Watch, ele não substitui um equipamento profissional.

Fitbit Sense: a opção da marca adquirida pelo Google é mais barata que alguns concorrentes, mas mantendo um alto foco nos recursos de saúde. O funcionamento do ECG é bastante semelhante, em um processo que demora poucos segundos e com resultados que podem ser vistos em aplicativo de smartphone.

Huawei Watch GT3 Pro: neste caso, há uma distinção importante, afinal o ECG da marca chinesa não tem aprovação do FDA. Porém, mesmo assim é possível obter resultados bastante válidos, mesmo que ainda não seja tão eficiente quanto uma visita ao médico.

Além disso, outros modelos de marcas menos conhecidas também trazem o ECG. É o caso do Withings ScanWatch, ScanWatch Horizon e Move ECG. Ao longo dos próximos anos, é provável que cada vez mais modelos cheguem ao mercado, com tecnologias mais sofisticadas e precisas.

Continua após a publicidade

Fonte: Apple, Mayo Clinic, Healthline, Pocketnow