O que é Proton Mail? Conheça o app de e-mail que promete mais privacidade
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

Proton Mail é o serviço de e-mail que foi construído com foco em privacidade e segurança. Ele usa criptografia de ponta a ponta, o que significa que só você pode ler as suas mensagens. Nem mesmo a Proton Mail ou qualquer outra empresa consegue dar uma ‘espiadinha’.
- Apps para organizar a vida digital: veja opções para anotações, arquivos e mais
- Privacidade nas IAs: quem tem acesso ao seu histórico de conversas?
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- O que é Proton Mail?
- Como funciona o Proton Mail?
- Qual é a diferença do Proton Mail para o Gmail e Outlook?
- O Proton Mail é confiável?
- O Proton Mail é pago?
O que é Proton Mail?
O Proton Mail é um serviço de e-mail estabelecido na Suíça que prioriza a privacidade. A segurança é garantido por um sistema de criptografia de ponta a ponta, que impede que pessoas não autorizadas acessem a sua caixa de entrada.
Além disso, é possível enviar e-mails criptografados e utilizar outros serviços da Proton que oferecem o mesmo nível de proteção, como o calendário, armazenamento na nuvem e mais.
Como funciona o Proton Mail?
Assim como o Gmail, Outlook e afins, o Proton Mail oferece uma plataforma com pastas, assinatura e demais recursos essenciais em um serviço de e-mail. A principal diferença reside na criptografia com o sistema de “acesso zero”, o que significa que nem a própria Proton consegue ver ou acessar seus e-mails armazenados.
Você ainda pode reforçar ainda mais essa segurança ao configurar uma segunda senha usada apenas para descriptografar os dados, sem depender somente da senha principal e da autenticação em duas etapas para proteger as informações.
No caso das trocas de mensagens, ao enviar um e-mail para outro usuário da Proton, o conteúdo é criptografado no dispositivo antes de sair e só é descriptografado na conta do destinatário. Assim, apenas o remetente e o destinatário podem ler o conteúdo.
Para envios para demais serviços, é possível "encapsular" a informação através de uma senha. Dessa forma, ao abrir a mensagem, será preciso inserir o código para conferir as informações.
Qual é a diferença do Proton Mail para o Gmail e Outlook?
O Gmail e Outlook são gratuitos, têm planos pagos, têm anúncios e também oferecem criptografia. Por outro lado, não se trata de uma proteção de "acesso zero", apesar de as empresas garantirem que não têm acesso aos e-mails dos usuários.
Já o Proton Mail não exibe propagandas e aposta em uma criptografia mais robusta. Essa segurança avançada, no entanto, tem um custo: só é possível acessar o e-mail e calendário pelos apps oficiais da empresa no Android e iOS, por exemplo.
No PC, a empresa oferece o Bridge, uma ferramenta para sincronizar o e-mail no Outlook, Thunderbird, Apple Mail e afins.
É possível rastrear o Proton Mail?
O Proton Mail possui ferramentas para impedir rastreadores e mantém seu endereço IP oculto, garantindo que quem envia e-mails não consiga acompanhar sua atividade nem coletar informações sobre você.
O Proton Mail é confiável?
Sim, o Proton Mail é seguro. Ele é de código aberto, auditado por especialistas e protegido pelas leis de privacidade da Suíça. Milhões de pessoas no mundo todo usam o serviço para manter suas mensagens privadas e seguras.
O Proton Mail é pago?
O Proton Mail tem uma versão gratuita com um endereço de e-mail e 1 GB de armazenamento. Agora, se você precisa de mais recursos, novos endereços de e-mail e domínio personalizado, é necessário contratar os planos pagos, que expandem as ferramentas da plataforma e garante acesso a outros serviços da empresa.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Como criar um e-mail | Gmail, Outlook e Yahoo
- Como criar um e-mail no Google Drive | Guia Prático
- Como criar e-mails com layout personalizado no Gmail
VÍDEO: Cuidado com seu e-mail, vagas de emprego falsas roubam seus dados pessoais para recuperar sua senha