Publicidade

Qualquer app de Android poderá adotar o visual Material You

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Outubro de 2021 às 12h56

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

A nova linguagem de design do Google, a Material You, pode começar a aparecer em aplicativos que não fazem parte do ecossistema da gigante. Em evento nesta quarta (28), a empresa anunciou que o Material Design 3 (pacote que contém os elementos do novo padrão visual) estará ao alcance de desenvolvedores através do Jetpack Compose, kit de ferramentas para criação de interfaces de apps Android.

Com a disponibilidade das ferramentas, elementos e padrões estabelecidos para a Material You, programadores podem adotar todas as características visuais do novo design, como cantos arredondados, paleta de cores, formato de botões e proporções.

Continua após a publicidade

Isso significa também que as Cores Dinâmicas, que deixam o Android 12 e os apps do Google com a cor predominante do papel de parede, também podem aparecer em aplicativos de terceiros. Se houver interesse da equipe de desenvolvimento, bastaria que ela se dedicasse para a implementação da função para o programa ficar tão colorido quanto o sistema inteiro.

Material You pode ser a solução para o Android

O Material You é uma belíssima e merecida adição para o Android, que precisava uma reformulação visual há gerações. Contudo, o Google cuida somente de uma parte da experiência no ecossistema, e aplicativos que não fazem parte do catálogo da companhia podem adotar o visual que quiserem — por isso a interface do robozinho sempre foi uma mistura até confusa de estilos.

Continua após a publicidade

A adição do Material You como um design mais refinado e com grande apelo por personalização pode servir como incentivo para outros devs. Nada é garantido, claro, mas a ampliação do padrão visual resolveria um dos principais problemas do Android 12 — como apontado na análise do Canaltech.

Além da disponibilidade das ferramentas, o Google também apresentou o Material You Theme Builder, um “simulador de Material You” que mostra como o app vai ficar com qualquer uma das cores que podem ser extraídas do papel de parede.

É difícil prever se a adesão será massiva entre os aplicativos, mas se você for um fã do visual novo, resta torcer para que seus programas favoritos abracem a Material You. Se estiver interessado em saber o que muda no Material Design 3, dê uma conferida no conteúdo do site oficial do Google.

Fonte: Android Police