Microsoft Copilot ganha app para iPhone e iPad
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft iniciou o ano lançando uma versão dedicada do app do Copilot para iPhone e iPad. A versão tem como principal destaque o acesso gratuito ao modelo de linguagem GPT-4 — que é exclusiva de assinantes quando acessada pelo aplicativo do ChatGPT.
O mesmo, aliás, também vale para a tecnologia DALL-E 3, que gera imagens a partir de prompts de texto enviados pelo usuário. Aqui, entretanto, há um limite de uso, enquanto a utilização do chatbot baseado no GPT 4 é liberada, ao contrário do que acontece no app do próprio ChatGPT, onde o uso da edição mais recente da inteligência artificial generativa é exclusivo para assinantes.
Além de prompts de texto, o app do Copilot também aceita imagens para geração de respostas e outras cenas. Além da galeria, elas também podem ser registradas em tempo real a partir da câmera do celular, facilitando a busca por respostas ou gerações baseadas no que está acontecendo diante do usuário — outro recurso, aliás, que não está disponível na versão gratuita do ChatGPT.
Batendo de frente com a OpenAI
A liberação de opções originalmente pagas da IA mantida pela organização OpenAI não é coincidência. A corrida pelo domínio do mercado de IA também envolve a ampliação do número de usuários, com o lançamento de um app dedicado servindo exatamente para isso. A novidade também desvincula o Copilot do Bing, serviço de buscas da Microsoft, cujo app, até agora, era o único que permitia acesso à tecnologia da Microsoft nos celulares.
A chegada do Copilot ao iPhone e iPad acontece uma semana depois do lançamento do app dedicado no sistema operacional Android. Em ambos os casos, o download e utilização são gratuitos, bastando que o usuário se registre com uma conta da Microsoft.