Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mastodon ganha mais de 2,5 milhões de novos usuários após Musk assumir o Twitter

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Dezembro de 2022 às 11h25

Link copiado!

Reprodução/Mastodon
Reprodução/Mastodon

A rede Mastodon surfa numa onda de popularidade desde a chegada de Elon Musk ao comando do Twitter. Entre outubro e novembro deste ano, a rede social escalou de 300 mil usuários ativos mensais para 2,5 milhões, “com mais jornalistas, figuras públicas, escritores, atores e organizações”, revelou o criador da plataforma, Eugen Rochko, em comunicado oficial.

A revelação aconteceu numa publicação do chefe da rede social acerca da suspensão da conta do Mastodon no Twitter, primeiramente justificada pelo compartilhamento de links para a conta @ElonJet, que divulgava informações dos planos de voos do jatinho particular de Elon Musk. Além da suspensão, usuários relataram terem sido impedidos de compartilhar links da plataforma rival, o que posteriormente se confirmou numa mudança nas políticas do app (revogada poucas horas depois).

Continua após a publicidade

“Este é um lembrete claro de que plataformas centralizadas podem impor limites arbitrários e injustos sobre o que você pode ou não dizer enquanto mantém seu grafo social como refém”, pontuou o desenvolvedor. “No Mastodon, acreditamos que não precisa haver um intermediário entre você e seu público e que especialmente jornalistas e instituições governamentais não devem depender de uma plataforma privada para atingir o público”, complementou.

Musk causou debandada

Desde que Musk assumiu o comando do Twitter, a plataforma passou a viver um caos interno e externo. O bilionário fez demissões em massa, divulgou documentos confidenciais da empresa (as chamadas “Twitter Files”), lançou o problemático Twitter Blue com selo de verificação (suspenso na sequência, mas relançado recentemente com melhorias), reativou a conta do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump após uma enquete, baniu jornalistas críticos do mundo inteiro e mais.

Se até anunciantes perceberam o risco que é se manter ativo no Twitter, usuários também devem ter notado a instabilidade da plataforma e considerado alternativas. No Brasil, a rede social Koo foi uma febre que, apesar de ter surgido quase como uma piada, sinalizou que usuários estão abertos a outras opções além do Twitter.

Continua após a publicidade

Twitter terá novo chefe?

Aparentemente ciente da responsabilidade sobre os problemas que causa ao Twitter, Elon Musk abriu uma enquete para que o público decida se ele deve ou não deixar a chefia da rede social. A votação terminou com 57,5% dos votos dos 17,5 milhões de votos a favor da saída do bilionário do cargo.

Porém, após a derrota, Elon Musk concordou com um dos seguidores e parece acreditar que a votação foi fraudada por contas automatizadas. Não se sabe, portanto, se o executivo respeitará o desfecho do levantamento da mesma forma com que fez nas enquetes relacionadas ao ex-presidente Donald Trump e à anistia para contas suspensas.

Continua após a publicidade

Independentemente dos resultados da enquete, Musk já confirmou a intenção de deixar a direção da empresa para se dedicar a outras atividades e que seu papel de CEO é apenas temporário. Ainda que se afaste do cargo e encontre alguém de confiança para ocupá-lo, ele continuará a ser dono e ter voz ativa nos rumos da plataforma.