Instagram aumenta limite dos Reels para 60 segundos em resposta ao TikTok

Instagram aumenta limite dos Reels para 60 segundos em resposta ao TikTok

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 17h36
(Imagem: Reprodução/Claudio Schwarz/Unsplash)

Há pouco tempo, o chefão do Instagram, Adam Moseri, lembrou que a sua plataforma não é mais uma rede para compartilhamento de fotos. Essa afirmação decorre do crescimento da importância do vídeo na rede, impulsionando pelos stories e pelos Reels. Agora, a rede social anunciou uma expansão do tempo limite o formato dos Reels, os vídeos curtos concorrentes do TikTok.

Cada usuário poderá fazer upload de conteúdos com até 60 segundos de duração. A ideia é oferecer mais possibilidades para criação de materiais neste formato, especialmente para temáticas que exigem um pouco mais de "explicações", como receitas e tutoriais. O anúncio foi feito pelo perfil do Instagram no Twitter:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Antes deste update, o Reels só suportava vídeos de até 30 segundos — o concorrente direto, no entanto, ampliou essa limitação para até três minutos. Embora ainda seja uma diferença considerável, esse aumento pode ser bastante útil. 

O Reels agora tem suporte a 60 segundos de vídeos (Imagem: Reprodução/Instagram)

A atualização de hoje também deve adicionar um adesivo exclusivo para inserir legendas automáticas nos vídeos, algo que o Canaltech já havia antecipado. O Instagram fez experimentos com esse sticker para os Stories, mas não havia previsão de replicação para os Reels. A função de legendar conteúdos permite a inclusão de usuários surdos ou com deficiência auditiva grave, além de facilitar para quem gosta de usar o app sem som.

No momento, o recurso das legendas está disponível apenas em alguns países de língua inglesa, mas o plano é levar essa possibilidade para o restante do mundo em breve. O Brasil deve estar na lista prioritária da companhia, afinal é uma das maiores base de usuários da rede.

Concorrentes também seguiram pelo caminho

Com essa movimentação, o Instagram é a última grande rede social com formato de vídeos curtos a ampliar o tempo máximo. O YouTube Shorts e o Spotlight, do Snapchat, já oferecem a possibilidade de conteúdos com até um minuto de duração.

Para acessar o recurso, basta ir até a área dos Reels e pressionar o segundo ícone da tela, logo abaixo de "Áudio". Em "Duração", é possível alternar entre 15, 30 ou 60 segundos de vídeo. Se a opção ainda não aparece para você, o jeito é aguardar até a conclusão da entrega definitiva pelo Instagram.

Gostou da novidade ou acredita que essa "tiktokização" do Instagram pode ser prejudicial? Comente.

Fonte: TechCrunch  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.