Publicidade

TikTok vai permitir que qualquer usuário poste vídeo de até 3 minutos de duração

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Julho de 2021 às 12h25

Link copiado!

Olivier Bergeron/Unsplash
Olivier Bergeron/Unsplash
Tudo sobre TikTok

Se você é daqueles que adora o TikTok pelo fato de os vídeos serem curtos, pode se decepcionar com essa notícia. A rede social chinesa vai expandir a capacidade de publicação de vídeos maiores a partir de agora: os materiais poderão ter até três minutos de duração, o triplo do limite atual.

O objetivo é oferecer mais possibilidades de uso para os criadores de conteúdo. Segundo a rede, a limitação de tempo obriga muita gente a repartir os vídeos em pequenos materiais ou a dar informações incompletas. Essa abordagem pode ter um lado bem positivo, mas também ser impactante para quem está acostumado com a diversão rápida proporcionada pelo formato de materiais curtinhos.

Continua após a publicidade

Este suporte para vídeos maiores está em teste desde dezembro, mas havia sido liberado apenas para um pequeno grupo de influenciadores. Agora, a novidade deve começar a chegar para todos já nas próximas semanas, por isso não se assuste se você precisar ficar mais tempo sem rolar a tela para baixo ao consumir conteúdos no app.

A adição pode ser positiva em categorias específicas, como a de culinária, afinal é complicado mostrar o desenvolvimento de receitas em menos de um minuto, embora a maioria já tenha se acostumado com os vídeos acelerados. Já quem lida com informações mais técnicas, deve se beneficiar do tempo extra para abordar assuntos com mais profundidade.

O que não deve mudar são os vídeos de dancinhas, memes e entretenimento em geral. A proposta de diversão rápida e descomprimissada, um dos trunfos do TikTok, aposta em divulgações mais curtas para o sucesso.

Continua após a publicidade

Haverá mudanças no algoritmo?

Será preciso, portanto, um tempo de adaptação de produtores e usuários para entender como será a recepção geral. Vídeos mais longos tendem a ser abandonados antes da sua conclusão, o que pode impactar no algoritmo de recomendação, uma das coisas que melhor funciona na rede.

Os vídeos com taxa de rejeição mais elevadas serão punidos e os com maior engajamento terão destaque? A remuneração para os influenciadores vai variar de acordo com essas métricas? Ou será que o sistema manterá o mesmo modelo, dando maior ênfase nos vídeos curtos e deixando as publicações maiores apenas para áreas específicas?

São muitas dúvidas e ainda é cedo demais para afirmar qualquer coisa nesse sentido. A rede não revelou a forma como pretende lidar com esses detalhes técnicos, por isso só nos resta acompanhar o trabalho do TikTok — e dos perfis de destaque — para ver como tudo vai se encaixar na modelagem proposta.

Continua após a publicidade

Fonte: TikTok