Facebook, Instagram e WhatsApp querem deixar você ligado nas Olimpíadas
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Com o início oficial dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o mundo volta suas atenções para as atividades esportivas ativas no Japão. As redes sociais são um foco importante de disseminação de conteúdo para os fãs acompanharem as seleções, jogadores e eventos favoritos, e o Facebook está levando novos recursos dedicados ao evento para sua própria rede social e paras as suas outras plataformas (Instagram e WhatsApp).
- Olimpíadas | Atletas trans levam vantagem ou não nas competições esportivas?
- Google terá doodle com jogo e resultados em tempo real durante as Olimpíadas
- Olimpíadas: casos de COVID se multiplicam entre atletas e técnicos
Entre as novidades estão inclusas um quadro completo com um calendário de atividades previstas e um efeito de realidade aumentada para os stories. Foi criado também um espaço exclusivo com destaques das Olimpíadas para manter o usuário informado.
O quadro olímpico no Facebook contará com destaques de parceiros oficiais dos jogos, dados gerais sobre equipes e atletas, regras sobre as competições, história e curiosidades olímpicas, quadro de medalhas e outras informações. Além disso, essa área exclusiva também deve reunir posts de amigos que tratem sobre os jogos olímpicos, desde que eles tenham usado uma das hashtags #Olympics ou #Tokyo2020.
Realidade aumentada no Instagram
Com o próprio chefão do Instagram disse recentemente, a rede não é mais um local para fotos, mas uma central de entretenimento voltada para vídeos. É por isso que o sistema levará efeitos de realidade aumentada para Stories e Reels — eles serão acessíveis por meio da guia específica de efeitos e podem ser obtidos nos perfis @olympics e @tokio2020.
A RA vai permitir, por exemplo, interagir com o Miraitowa, o mascote oficial das Olimpíadas, e até “ganhar medalhas”. Os Reels do perfil oficial do Instagram têm compartilhado os bastidores da rotina de onze atletas olímpicos de diversas nacionalidades. A ideia é mostrar a alimentação, o preparo, os treinamentos e tudo o que eles fazem para estar 100% na hora da competição.
WhatsApp e Facebook com informações
O Facebook também aproveitou a onda dos chatbots no WhatsApp e criou um específico para falar sobre as Olimpíadas. Basta entrar em contato com o robô e ele trará dados sobre as transmissões, últimas notícias, quadro de medalhas e outras informações. Ele também tem adesivos oficiais e um quiz para você testar seu conhecimento sobre o evento.
Se você quiser papear com o robô do WhatsApp, é só clicar aqui e dar um "Hello there" quando a janela se abrir. Depois, escolha a opção desejada e comece a conversa.
Já a plataforma social do Facebook hospedará direta e indiretamente destaques em vídeo dos Jogos. Em alguns países, os interessados terão acesso aos perfis de atletas, entrevistas, novidades e outros dados para acompanhar toda a movimentação no Japão. No Brasil, esse recurso do Facebook é mais limitado, mas a rede social ainda pode ser uma boa forma de acompanhar tudo que está acontece do outro lado do planeta.
Fonte: Facebook