IA da Microsoft ganha 'rosto' em conversas; conheça o Copilot Portrait
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi | •

A Microsoft está testando o Copilot Portraits, uma função que torna as conversas com seu assistente de IA mais naturais. Por enquanto, está disponível apenas para usuários selecionados nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, com 40 avatares que exibem expressões faciais realistas durante conversas por voz.
A Microsoft planeja expandir o acesso ao Copilot Portraits gradualmente, liberando a função para mais usuários no futuro. A empresa também está avaliando ajustes de segurança e limites de uso para garantir que a experiência seja confiável e adequada para todos.
A seguir, confira:
- O que é o Copilot Portrait?
- Como funciona o Copilot Portrait?
- A novidade já está disponível?
O que é o Copilot Portrait?
O Copilot Portrait é uma função experimental da Microsoft que deixa os usuários conversar com avatares digitais animados no assistente Copilot. Diferente das versões antigas, que tinham avatares caricatos, ele cria expressões faciais realistas para tornar a experiência mais humana e natural.
Como funciona o Copilot Portrait?
O Copilot Portrait usa a tecnologia VASA-1, que cria animações faciais e sincroniza a fala em tempo real a partir de uma única imagem. Assim, não é preciso fazer modelagem 3D complexa.
Os usuários só precisam escolher um avatar e conversar por voz com o assistente, que responde com expressões e movimentos naturais.
A novidade já está disponível?
Sim, o Copilot Portrait está disponível com limites de uso para quem assina o Copilot Pro, que custa $20 por mês, e pode ser acessada pelo portal Copilot Labs. A novidade, contudo, ainda não foi liberada aos brasileiros.
A Microsoft pretende oferecer o recurso para mais usuários gradualmente.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- 7 coisas que o Copilot do Bing faz melhor que o ChatGPT
- 5 funções de IA dos Copilot PCs da Microsoft
- Ainda não recebeu o GPT-5 no ChatGPT? Veja como usar a nova IA pelo Copilot
VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?