TikTok mantém liderança e permanece como o aplicativo mais baixado em abril

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Maio de 2021 às 16h55
Olivier Bergeron/Unsplash

O TikTok continua colocando pressão nos aplicativos concorrentes, especialmente nos vinculados ao Facebook. A rede social chinesa foi a mais baixada no mês de abril para iOS e a mais bem avaliada no Android, segundo relatório da Sensor Tower.

É curioso notar que a rede ocupa a primeira colocação nas categorias de downloads gerais e também na App Store. Quando se trata apenas da Google Play Store, aí o Facebook é quem se mantém no topo. É importante notar que o levantamento não leva em conta os dados da China e nem das pessoas que baixam a rede fora das lojas oficiais.

Os dados não incluem os downloads de lojas Android da China ou outras regiões (Imagem: Reprodução/Sensor Tower)

No segmento de downloads em geral, o TikTok desponta seguido de perto por outro aplicativos do Facebook: o próprio app, o Instagram, o WhatsApp e o Messenger. O Snapchat, com suas mudanças recentes, figura na sexta posição seguida pelo Zoom, Telegram, CapCut e Google Meet.

Note que os quatro últimos são ferramentas relacionadas ao mundo corporativo, com destaque para o surgimento do Google Meet na listagem. Parece que a pandemia da COVID-19 ainda obriga o home office e mantém as videoconferências em alta. O CapCut, caçula da lista, é uma ferramenta de edição de vídeos da ByteDance, empresa criadora do TikTok.

Já no Google Play apenas, o Facebook é o destaque na lista com o TikTok na vice-liderança. O Instagram vem logo em terceiro, o Snapchat em quarto e o WhatsApp em quinto. Messenger, Zoom, Telegram e Google Meet completam a lista. O último colocado é o Hotstar, serviço de streaming de vídeo da Walt Disney, equivalente ao Disney + para os brasileiros.

O Sensor Tower destaca que o TikTok foi baixado mais de 59 milhões de vezes em abril de 2021. O Facebook não está muito atrás, com 53 milhões de downloads em ambas as plataformas.

Briga ferrenha pelo topo

TikTok está no topo das paradas há algum tempo e não dá sinais de recuo. Nos últimos meses, a rede social tem investido em novos recursos, funcionalidades de segurança e também na monetização da plataforma, com recompensas para quem produz e para quem assiste aos conteúdos.

Na App Store, o TikTok foi líder de downloads (Imagem: Obi Onyeador/Unsplash)

O Facebook, que sempre reinou absoluto, precisou aprender a lidar com a repentina fama do concorrente chinês. Para não ficar para trás, o maior conglomerado de redes sociais do mundo trabalha no desenvolvimento de ferramentas novas, recursos voltados para o ambiente corporativo e em novos modelos de publicidade.

Você usa o TikTok ou é da turma que prefere o Facebook? Comente com a sua opinião.

Fonte: Sensor Tower

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.