Publicidade

Google e Apple são acionados pelo MJSP a incluir proteção por senha em e-mails

Por  |  • 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou à Apple e ao Google a implementação de uma senha ou biometria para abrir os apps de e-mail no Android e iOS. O ofício foi anunciado pela pasta nesta quarta-feira (8) e visa incrementar a segurança das vítimas de furto e roubo ao dificultar o acesso às caixas de entrada após o sinistro.

A ação é mais um esforço do programa Celular Seguro, que provê uma plataforma para bloquear dispositivos perdidos ou roubados, além de outras soluções. Com a investida desta semana, o governo mira nas tentativas de recuperação de senhas de apps de banco através de contas de e-mail cadastradas no aparelho.

Esse processo ocorre após a subtração do bem, quando a senha de desbloqueio do celular é exigida pelo assaltante, por exemplo. Na sequência, os criminosos vasculham os dados do dispositivo na tentativa de acessar contas de banco, além de outros apps comerciais e financeiros.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Também há a tentativa de acesso a contas ao abrir o app da instituição financeira e utilizar a opção “Esqueci a senha”. O ministério explica que, com a função, o código de recuperação é enviado ao e-mail da vítima, o que abre a possibilidade de alteração da credencial para “maximizar o lucro criminoso e os golpes”.

“Hoje, a primeira ação de um assaltante após o roubo é tentar encaminhar ao e-mail da vítima um link de recuperação das senhas dos aplicativos bancários. Aí há uma lacuna de proteção, já que o e-mail não pede senha adicional ou biometria, como os aplicativos financeiros”, ressalta o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Com o pedido às empresas, o governo espera que as companhias habilitem um sistema de autenticação para abrir o Gmail, que possui versões para Android e iOS, e o Mail, app nativo do iPhone. Assim, os usuários teriam que digitar uma senha ou usar a biometria, como o leitor de digitais ou o reconhecimento facial, para acessar a conta de e-mail.

Pasta segura ajuda a proteger aplicativos

Apesar da solicitação, não há previsão de alteração nos aplicativos de e-mail da Apple e do Google. Contudo, os usuários já podem contar com soluções nativas de ambos os sistemas operacionais para ampliar a segurança dos softwares instalados.

Atualmente, algumas versões do Android já oferecem soluções de pasta segura para proteger arquivos e aplicativos com senha e até mesmo ocultá-los, como é o caso de celulares da Samsung e da Motorola

A Apple também prepara uma solução similar para o iOS 18, que ainda está em fase de testes. Com o recurso, os proprietários do iPhone podem ativar um processo de autenticação ao abrir apps selecionados, com a exigência de senha ou biometria para acessá-los.

A previsão é que o iOS 18 seja liberado ao público final no fim de 2024 — veja se o seu iPhone é compatível com a atualização.

Continua após a publicidade