Publicidade

Google Podcasts vai ser encerrado em 2024

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou nesta terça-feira (26) o fim de sua plataforma de podcasts, com os programas de áudio sendo incorporados ao YouTube Music a partir do ano que vem. A mudança marca, ainda, um investimento maior da Gigante da Web nesse mercado, como forma de fazer frente a outros concorrentes do mercado de streaming de áudio, que também incluem essa opção em seu portfólio.

O anúncio ainda soa como preliminar e, enquanto o fim do Google Podcasts é certo, os detalhes ainda são escassos. A empresa não disse exatamente quando vai encerrar o suporte ao serviço, mas já revelou que os criadores de conteúdo terão acesso a uma plataforma de importação dos programas já existentes para o YouTube Music.

Além disso, mudanças serão feitas para tornar a plataforma musical — e também o site de vídeos — mais amigável a podcasts. Segundo o Google, os criadores poderão publicar seus programas no YouTube Music mesmo que eles não estejam hospedados na plataforma, a partir de um feed RSS que permite atualizar todos os agregadores de uma só vez, facilitando a disponibilização de novas edições.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, em uma mudança que pode ser comemorada, não será mais preciso transformar os programas em vídeo para que eles sejam publicados no YouTube. Por fim, a ideia é que não apenas as edições, mas também os assinantes sejam convertidos diretamente do Google Podcasts para a nova plataforma, com a empresa tentando garantir que a transição seja o menos dramática possível.

Por enquanto, nada muda

Antes de tudo isso, porém, o Google afirmou que precisa do feedback dos criadores de podcasts, principalmente em relação à conversão de programas e a transição para uma nova plataforma. O aviso do fim da plataforma, feito antecipadamente, também acompanha um compromisso com a transparência, com a companhia prometendo mais atualizações nos próximos meses.

Ainda que o fim seja iminente, o Google deixou claro que as alterações não devem acontecer tão cedo. A plataforma de podcasts segue funcionando, enquanto a transição para o YouTube Music também acompanha uma liberação global da plataforma até o fim deste ano — hoje, ela só está disponível nos EUA, Canadá e na América Latina.

Ao mesmo tempo em que a notícia do fim do Google Podcasts pode deixar muita gente triste, não é como se ela fosse uma surpresa. Em fevereiro, por exemplo, a empresa anunciou que os programas de áudio deixariam de aparecer como um carrossel em meio às buscas, enquanto os links para download do app também parecem ter recebido prioridade menor nas pesquisas.