5 melhores aplicativos de podcasts para Android e iOS que você precisa conhecer

Por Diego Sousa | 08 de Maio de 2020 às 16h30
Audio Concierge

Os podcasts, os já amplamente conhecidos programas de áudio via streaming, vêm conquistando uma audiência ainda maior não só pelo seu conteúdo, mas pela praticidade de divertir e manter informado enquanto realiza outras tarefas.

Eles podem ser ouvidos praticamente a qualquer hora ou lugar e em diferentes plataformas, seja na web ou no celular. Se você ainda não descobriu o app ideal para as suas necessidades, separamos os cinco melhores aplicativos de podcasts para Android e iOS. Confira!

5. TuneIn Radio (Android | iOS)

(Imagem: Captura de tela/Diego Sousa)

Em quinto lugar na nossa lista, o TuneIn Radio é um app recomendado para fãs de esportes, mas também reúne música, notícias, podcasts e rádios do mundo inteiro. Com ele, é possível ouvir ao vivo jogos de futebol, como o Campeonato Brasileiro, além de beisebol, futebol americano e basquete. Apesar de ser gratuito, o app também oferece uma assinatura paga para ouvir conteúdos sem comerciais e anúncios.

Além do smartphone, um dos diferenciais do TuneIn Radio é o suporte para mais de 200 plataformas e dispositivos, incluindo Apple Watch, CarPlay, Google Home, Amazon Echo e Alexa.

Com média 4,5 de 5 na Play Store, o TuneIn Radio já ultrapassou a marca dos 100 milhões de downloads na plataforma, o que só mostra a sua popularidade.

4. Pocket Casts (Android | iOS)

(Imagem: Captura de tela/Diego Sousa)

Um dos principais apps de podcasts do mercado, o Pocket Casts traz todos os recursos de um serviço de streaming de áudio, mas se destaca pela possibilidade de cortar silêncios entre episódios e pelo suporte para CarPlay, AirPlay, Googlecast e Sonos.

Em setembro de 2019, o aplicativo ficou gratuito para Android e iOS, mantendo todas as funções que já eram oferecidas, como controle de velocidade de reprodução, download de conteúdos para poder ouvir offline a qualquer momento e modo escuro.

Além de sua versão gratuita, quem quiser acesso à versão do Pocket Casts para computadores (macOS, Windows e Web), temas e ícones extras, e 10 GB de armazenamento na nuvem, pode optar pelo Pocket Casts Plus.

3. Apple Podcasts

(Imagem: Captura de tela/Diego Sousa)

Você tem um iPhone? Pois bem, a Apple também possui seu próprio aplicativo de podcasts para iPhones, iPads e Apple Watch. Com ele, é possível escolher entre mais de 750 mil de programas e 20 milhões de episódios para ouvir onde quiser. Gratuito para usar, o aplicativo notifica quando novos episódios forem disponibilizados e permite a reprodução sem interrupção em outros dispositivos da Apple.

O Apple Podcasts também libera o download de programas em seu iPhone para escutar offline onde quiser.

2. Google Podcasts (Android | iOS)

(Imagem: Captura de tela/Diego Sousa)

Até o Google possui seu próprio aplicativo de podcasts. Lançado em 2018, o Google Podcasts traz dezenas de temas para se inscrever e ficar por dentro de atualizações sobre eles. Na aba “Explorar”, o app reúne algumas recomendações, como notícias diárias, programas de comédia, sobre cultura e TV, tecnologia, esporte ou negócios.

Diferente do Pocket Casts, o Google Podcasts permite a sincronização com o smartphone, computador, tablet ou alto-falante inteligente de forma gratuita, assim você não perde o ponto onde parou. Recentemente, o app adicionou o download automático de podcasts para ouvir em qualquer lugar.

Com avaliação 4,3 de 5, o Google Podcasts já foi baixado mais de 10 milhões e vezes. O melhor de tudo? É totalmente gratuito tanto para Android quanto para iOS.

1. CastBox (Android | iOS)

(Imagem: Captura de tela/Diego Sousa)

Em primeiro lugar da lista está o Castbox. Vencedor de um prêmio Google Play Best App, o app possui mais de 1 milhão de canais de podcasts dos mais diversos temas, como ciência e medicina, religião e espiritualidade, esporte, tecnologia e cinema.

Logo na tela inicial, é possível conferir recomendações, programas em destaque, quais são os programas mais baixados e ainda visualizá-los por categoria. Ele reúne produções em 70 línguas diferentes.

Outro diferencial do Castbox é a sincronização com a nuvem, permitindo que o usuário salve suas inscrições para ouvir em qualquer dispositivo, a qualquer hora, em qualquer lugar. Com interface "limpa" e intuitiva, na página do podcast de sua preferência você pode se inscrever, compartilhar, baixar os episódios separadamente e salvá-los como favoritos.

Caso queira usabilidade mais completa e personalizada, o app oferece as assinaturas Premium e Premium Pro. Elas dão acesso ao Modo Zen, assinaturas ilimitadas, permitem personalizar a tela inicial e não têm anúncios. Os preços começam em R$ 20 por mês.

Castbox já foi baixado mais de 10 milhões de vezes na Play Store e possui nota 4,6 de 5.

Bônus: Deezer e Spotify

Se você preferir, as plataformas de streaming de músicas Deezer e Spotify também contam com centenas de podcasts. O Deezer é grátis para iOS e Android, e o Spotify também pode ser baixado na loja de apps da Maçã, além da loja de aplicativos da Google, mas ambos têm limitações para o uso gratuito.

Gostou das dicas? Conte aqui nos comentários como você prefere ouvir os seus podcasts. E não se esqueça de conferir o podcast do Canaltech.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.