8 funções que você precisa conhecer do YouTube Music
Por Caio Carvalho • Editado por Bruno Salutes |
YouTube Music é a plataforma de streaming de música do Google. Embora não seja tão popular quanto seus concorrentes, como Spotify e Apple Music, o serviço traz alguns recursos interessantes que todo mundo deveria conhecer.
- Qual a diferença entre YouTube Music e YouTube Premium
- Spotify ou Youtube Music: qual streaming é melhor para você?
A seguir, veja uma lista com 8 funções legais do YouTube Music para usar e extrair o melhor da plataforma de música do Google. Dicas valem para celulares Android e iPhone (iOS), além de navegadores web compatíveis com o serviço.
1. Busca inteligente
Por ter integração com a busca do Google e seus algoritmos, o YouTube Music tem como primeiro diferencial o recurso de pesquisa inteligente. Você não precisa saber o nome de uma música para encontrá-la: basta digitar um trecho da faixa e o YouTube Music faz o resto do trabalho.
2. Reproduzir apenas o áudio de um vídeo
Outro ponto forte do YouTube Music é a possibilidade de reproduzir apenas o áudio de vídeos do YouTube. Com isso, você pode consumir qualquer conteúdo que estiver disponível na plataforma de vídeos diretamente pelo YouTube Music, em segundo plano. Vale destacar que essa função é compatível apenas para quem é assinante do serviço.
3. Assistir o vídeo da música
Ainda se aproveitando da integração com o YouTube, outra característica interessante do YouTube Music é que você pode assistir ao videoclipe oficial de uma música na mesma tela, sem precisar abrir o aplicativo do YouTube. Você verá duas marcações no topo da tela — “Música" e “Vídeo”. Daí, é só mudar para “Vídeo" e visualizar o clipe da faixa.
4. Músicas relacionadas
O YouTube Music tem uma aba dedicada para faixas relacionadas ao que está sendo reproduzido no momento. Isso facilita encontrar conteúdos parecidos com o seu gosto musical. Para acessar o recurso, toque uma música e entre na aba “Relacionadas”, que fica logo abaixo da faixa que está em reprodução.
5. Mixtape off-line
É verdade que todos os serviços de streaming de música da atualidade permitem baixar álbuns inteiros para ouvir mesmo sem uma conexão com a internet. No entanto, o YouTube Music vai além graças ao recurso “Mixtape off-line”, que faz o download de uma playlist personalizada com base na atividade da conta. É só ir em “Biblioteca”, depois “Downloads" e ativar a função.
6. Equalizador de som
Para quem não quer perder nenhum detalhe em gêneros musicais específicos, a dica é usar o equalizador de som do celular integrado ao YouTube Music para ajustar manualmente as configurações de áudio do aplicativo. As possibilidades são muitas: há controles de frequências graves e agudas, bem como gerenciamento de sistema surround e reverberação.
O recurso de equalizador de som só está disponível no YouTube Music para Android.
7. Músicas para todos os momentos
No Youtube Music, é possível encontrar faixas a partir de diferentes temas. Desça a tela inicial do YouTube Music até o fim para encontrar a aba “Momentos e gêneros”, em que são listados vários temas e estilos musicais para ajudar a encontrar a música perfeita.
8. Recomendações com base na localização
As músicas, playlists e artistas que aparecem na página inicial do YouTube Music como sugestão podem ser otimizadas ao ativar recomendações baseadas em duas características: sua localização atual e a hora do dia. A partir dessas informações, o YouTube Music prevê o que você está fazendo no momento e exibe as faixas mais adequadas.
Este recurso é ativado por padrão no YouTube Music, mas você pode desabilitar a qualquer momento acessando as configurações do aplicativo, na opção “Privacidade e localização” e depois em “Pausar dicas com base no local” e “Pausar dicas com base nas atividades”.
Agora que você conhece esses recursos do YouTube Music, talvez seja mais fácil de decidir se a assinatura do serviço vale a pena. Ou, se você já for assinante, de aproveitar ao máximo a plataforma. Lembrando que algumas funções descritas acima estão disponíveis na versão gratuita.
Fonte: Youtube