Publicidade

Google Mensagens pode incluir protocolo RCS para mais de um SIM

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Mensagens enfim deve liberar o protocolo RCS para todos os chips SIM conectados ao mesmo aparelho. O padrão de chats, que substitui os saudosos SMS e MMS, só pode ser usado no número principal do telefone, mas a compatibilidade deve ser ampliada em breve, de acordo com informações encontradas no código da versão Beta do app e publicadas pelo site 9to5Google.

Algumas linhas de código informam mensagens como “Envie e receba chats RCS no SIM 1 quando verificar seu número”, “Trocar RCS SIM 1” e “Chats RCS para todos os números serão desligados” — todos indicativos de que o protocolo pode ser aplicado simultaneamente para mais de um número.

Além disso, a versão Beta do Mensagens adicionou um espaço nas configurações para ativar o chat RCS para um segundo SIM. De acordo com um usuário do Reddit, ainda não é possível concluir o processo, mas a função deve ser liberada nas próximas versões de testes:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é o protocolo RCS?

Sigla para Rich Communication Services (“Serviço Rico de Comunicações”, em tradução livre), o RCS é um protocolo de comunicação via operadoras de telefonia que substitui o SMS. É uma versão muito mais completa e poderosa do que o antecessor, com suporte à comunicação por Wi-Fi, envio de GIFs, mensagens de áudio, vídeos e muito mais. 

Dessa forma, os aplicativos de mensagens ganham recursos mais parecidos com mensageiros famosos, como o WhatsApp e o Telegram, mas também garantem a comunicação mesmo sem conexão à internet. 

O Android já adota os chats de RCS e a Apple, que demorou muito para incorporar o serviço, pretende fazer o mesmo neste ano. O Mensagens, do Google, também incorporou uma série de recursos com IA para melhorar a experiência nestas conversas. 

Fonte: 9to5Google