Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Mensagens ganha IA que transforma foto em emoji

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Dezembro de 2023 às 15h25

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google anunciou um conjunto de novidades para o aplicativo Mensagens que ampliam as formas de expressão nas conversas e aprimoram a experiência de uso e personalização da conta. As melhorias envolvem efeitos animados na tela, opções de cores para janelas de bate-papo e uma ferramenta de IA que transforma fotos em emoji.

Os recursos são lançados em comemoração à marca de 1 bilhão de usuários ativos do app com protocolo RCS (Rich Communication Services) — que substitui os tradicionais SMS e MMS.

Segundo a companhia, esse padrão oferece uma experiência de troca de mensagens "mais moderna e segura com indicadores de digitação, confirmação de leitura, respostas encadeadas, compartilhamento de mídia de alta qualidade, melhor privacidade e criptografia de ponta a ponta".

Continua após a publicidade

No blog oficial, o Google agradece a adesão do protocolo pelo público e fabricantes e diz "estar contente que a Apple também tenha dado o primeiro passo há duas semanas ao anunciar que está adotando o RCS."

7 novidades no Google Mensagens

Conheça as novas animações e efeitos que chegam ao app de mensagens padrão do Android:

1. Efeitos na tela

Continua após a publicidade

O envio de mensagens de texto específicas geram efeitos animados que ocupam toda a tela do celular e enriquecem a experiência com o app. Segundo o Google, há mais de 15 comandos que acionam animações — incluindo a frase "te amo" — e a companhia convida as pessoas a descobrir quais são esses prompts.

2. Cores nas conversas

O aplicativo ampliou a opção de personalizar as janelas de bate-papo com diferentes cores — e não mais apenas azul ou verde. Agora é possível escolher uma cor distinta para cada contato ou conversa em grupo, com efeito tanto no fundo de tela quanto nos balões de mensagem.

Continua após a publicidade

3. Perfil

O Google Mensagens conta agora uma área de configuração de perfil que possibilita associar nome e foto ao número de telefone. Essa função pode ajudar a identificar os recados de contatos entre os spams que chegam no aplicativo, além de facilitar o reconhecimento de membros em uma conversa em grupo.

4. Photomoji

O "Photomoji" utiliza o Google IA do aparelho para transformar imagens da galeria em emojis personalizados para enviar como reações em conversas. O recurso permite selecionar fotos e recortar os objetos para criar as figurinhas, que ficam salvas em uma aba dedicada. Também é possível salvar os photomojis recebidos para reutilizar em outras conversas.

Continua após a publicidade

5. Reações animadas

O Google Mensagens adicionou animações ao reagir às mensagens com emojis populares. Os efeitos incluem, por exemplo, um conjunto de mãos em movimento dando o sinal positivo ao enviar a reação "joinha". Ao todo são 10 emojis que disparam animações no aplicativo:👍❤️ 😂😮😡👎💩🎉😠😢

6. Emojis animados

Continua após a publicidade

Os emojis enviados individualmente dentro de uma conversa ganharam também animações sutis no mensageiro, incluindo movimentos em expressões e efeito de brilho em figurinhas.

7. Imagem em mensagem de voz

A função "Voice Moods" permite adicionar representações visuais de humor junto às mensagens de voz enviadas no Google Mensagens. Há nove opções de "emoções" que pode ser anexadas aos áudios — incluindo emoji com corações nos olhos ou de risadas — que ajudam a expressão o tom ou o conteúdo do recado.

Continua após a publicidade

Já está disponível?

O Google informa que as novas funções do aplicativo Mensagens estão disponíveis inicialmente para testadores da versão Beta, mas chegam em breve para todo o público. A atualização do app pode ser realizada pela Play Store (Android).