Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google deve remover recurso de confirmação protegida no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2024 às 14h25

Link copiado!

Google deve remover recurso de confirmação protegida no Android
Google deve remover recurso de confirmação protegida no Android
Tudo sobre Google

O Google pode remover em breve um recurso de segurança do Android para a realização de transações devido à baixa adoção por parte do público e também das fabricantes. Segundo o desenvolvedor Mishaal Rahman, a gigante de Mountain View planeja descontinuar a função “Confirmação Protegida pelo Android”, apresentada pela primeira vez no Android 9.

O recurso foi criado com o objetivo de proteger transações críticas e sensíveis em aparelhos Android. A tecnologia visa garantir que determinadas ações, como pagamentos ou operações de autenticação, sejam realizadas de forma segura e confiável, protegendo contra ameaças de segurança.

Confirmação Protegida pelo Android

Continua após a publicidade

A “Confirmação Protegida pelo Android” funciona através de uma interface de usuário protegida por hardware para realizar as transações. Por meio de uma API, os apps podem acionar o recurso para solicitar que o usuário confirme a operação, por exemplo, pressionando duas vezes o botão de liga/desliga.

Segundo o blog do Google, a confirmação protegida por meio de uma interface confiável “indica, com confiança muito alta, que o usuário conferiu a declaração e concordou com ela”.

Apesar de oferecer mais segurança em transações sensíveis, o recurso teve baixa adoção por parte do público e das fabricantes — prova disso é que apenas os celulares Pixel adotaram o mecanismo extra de proteção.

De acordo com o vazador Mishaal Rahman, o Google já prepara a remoção da função “Confirmação protegida pelo Android” do código, mas os “patches ainda não foram enviados até que as discussões do produto sejam concluídas”.

Curiosamente, a Big Tech havia dado sinais de confiança no recurso recentemente. Em uma publicação em abril de 2023, a companhia informou que a Confirmação Protegida pelo Android estava “ganhando a atenção do ecossistema como um método líder do setor para confirmar ações críticas do usuário por meio de hardware” e que trabalhava para estabelecer a interface de segurança como um padrão no mercado.

Apesar dos esforços do Google, a baixa adoção do método de proteção deve determinar a sua descontinuidade em breve.