Publicidade

Google Duo e YouTube levarão recursos exclusivos aos Galaxy S22 e Tab S8

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre YouTube

O Google anunciou que as novas séries Galaxy S22 e Galaxy Tab S8 serão lançadas com recursos exclusivos do Google Duo, como suporte ao compartilhamento ao vivo em aplicativos, visualizações de conteúdos do YouTube e suporte integrado ao Voice Access. O lançamento é fruto da parceria com a Samsung para fortalecer a chegada dos novos aparelhos da gigante coreana.

O Google Duo Live Sharing permitirá a realização de videochamadas para amigos ou familiares com um dos dois dispositivos novos da Samsung. Será possível fazer anotações de ideias com o Jamboard, compartilhar mídias e arquivos com o Samsung Notes ou a Galeria.

Continua após a publicidade

Outra inovação interessante é a possibilidade de reunir os parentes para assistir a vídeos no YouTube ou buscarem por um local específico no Google Maps. O funcionamento parece semelhante ao GroupWatch, uma ferramenta do Disney+ que permite juntar pessoas para ver filmes ou maratonar séries.

Por enquanto, todas essas adições do Google Duo permanecerão exclusivas dos dispositivos mais recentes da Samsung. É provável que mais aparelhos recebam a atualização no futuro, mas não há uma data prevista nem confirmação oficial.

YouTube integrado ao app Mensagens

Continua após a publicidade

Compartilhar um link de vídeo do YouTube vai gerar uma pré-visualização do conteúdo no aplicativo Mensagens. Essas visualizações interativas vão mostrar o título original e uma imagem com a miniatura do vídeo na própria janela de conversa.

Dessa forma, o destinatário pode decidir se o assunto interessa ou já descartá-lo de imediato, sem precisar clicar para ser redirecionado. O modelo deve funcionar de modo parecido ao que já existe no WhatsApp e nas redes sociais, porém voltado para o app.

Essa integração com o YouTube está prevista para ser lançada inicialmente no Galaxy S22 e Galaxy Tab S8, mas também deve chegar a outros modelos nas próximas semanas.

Acesso por voz no Android

Continua após a publicidade

O recurso Voice Access ajudará a pessoa com deficiência a controlar seus dispositivos sem precisar usar as mãos. A ideia é que o usuário possa realizar diversas ações a partir de comandos de voz, sem precisar baixar nenhum aplicativo ou complemento adicional. Essa novidade poderá ser ativada como funcionalidade padrão ou ativada manualmente ao dizer: "Ok, Google, acesso por voz".

Nesta fase inicial, essa ferramenta também será exclusiva para a nova linha da Samsung, adicionado como um diferencial da One UI 4.1. Como é um utilitário fundamental para a acessibilidade, é possível que chegue em breve para os demais usuários do Android 12, mas ainda não existe uma data confirmada.

É curioso ver essa parceria entre Google e Samsung para levar recursos exclusivos, como no anúncio de que celulares e tablets terão até 5 anos de Android atualizado. A gigante coreana parece ter adotado a prática de firmar acordos com outras Big Techs para fortalecer seus lançamentos.

Continua após a publicidade

Em agosto de 2021, a empresa fechou parceria com a Meta para permitir a transferência das conversas do WhatsApp do iOS para o Android. Inicialmente, o recurso foi disponibilizado apenas para os telefones dobráveis da linha Galaxy, mas chegou para mais pessoas após algumas semanas.

Neste caso específico, entretanto, o Google tem um conflito de interesses direto, pois possui seu próprio hardware na forma da série Pixel 6, que também foi lançada com alguns recursos exclusivos. Evitar seus próprios dispositivos e conceder esses recursos aos flagships de primeira linha da Samsung é definitivamente interessante.

Fonte: Google