Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome 94 chega com Material You, múltiplas janelas e mais; veja o que muda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2021 às 11h37

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Em seu ciclo mais curto de atualizações, o Chrome recebeu mais um pacote de novidades nesta terça-feira (21). Interface baseada na Material You na versão do Android 12, mudança para o agrupamento de guias e modo “Apenas HTTPS” opcional são algumas das novidades da vez; confira nos próximos parágafos tudo que saiu na atualização.

Nova interface com Material You

Continua após a publicidade

Finalmente, os detalhes da linguagem de design Material You desembarcam no Chrome para Android 12. Uma série de mudanças visuais compõe o conjunto, incluindo novas cores, cantos arredondados em mais elementos e tema dinâmico.

Não é certo que o novo visual do Chrome também chegará para versões mais antigas do Sistema do Robozinho, mas essa chance ainda existe. Na semana passada, o Gmail foi atualizado para o novo padrão visual também em edições anteriores do Android, então nada impediria que o navegador nativo fosse na mesma onda.

Ative essa função ao habilitar chrome://flags/#dynamic-color-android e chrome://flags/#theme-refactor-android no menu de recursos experimentais.

Continua após a publicidade

Modo “Apenas HTTPS”

O protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é quase um padrão para toda a internet, sendo ele a alternativa mais interessante para proteger a privacidade de usuários. Há tempos o Google trabalha na ampliação do modelo, avisando ao utilizador que o site não é seguro e que não é recomendado compartilhar informações pessoais em páginas que adotam o HTTP simples.

Com o novo modo, o Chrome automaticamente verificará se o site acessado tem suporte ao protocolo mais seguro — e, se tiver, optará por ele. Se o HTTP for a única opção, o navegador interromperá a navegação do usuário antes mesmo de carregar a página.

Detecção de ociosidade

Continua após a publicidade

A parte polêmica da atualização está na detecção de ociosidade habilitada por padrão no Chrome. Trata-se de uma API (ou seja, ferramenta destinada a desenvolvedores) cujo objetivo é apontar quando um usuário troca de tela, está sem atividade do mouse e do teclado ou não tem nenhuma ferramenta de gravação ativada.

Quando foi apresentada, a ferramenta foi alvo de críticas por devs de navegadores vizinhos, como os do Firefox e do Safari. A detecção de ociosidade, feita para dar suporte a ferramentas de colaboração em moldes do Google Docs, também seria um meio para monitorar o usuário e reconhecer seus hábitos com bastante profundidade.

Mudanças em grupos de abas

Se você usa o Chrome no celular, deve ter notado que, de uns tempos para cá, novas guias abertas sempre são agrupadas àquela que você está acessando no momento. A mudança, apesar de não afetar significativamente a experiência de quem não abre dezenas de páginas simultaneamente, incomodou usuários pela insistência no uso do recurso de grupos.

Continua após a publicidade

O Chrome, agora, tenta mudar esse cenário e facilita a abertura de novas guias sem que esse ato crie um grupo e faça toda aquela confusão no gerenciamento de abas. Ao apertar e selecionar um link, o usuário terá duas opções diferentes: “abrir em uma nova guia” (que abre a página em paralelo, como esperado) e “abrir em uma nova guia no grupo”.

Ative esta função ao habilitar chrome://flags/#enable-start-surface (na opção “Enabled Single Surface V2 Finale”) e chrome://flags/#enable-tab-grid-layout (“Enabled without auto group”) no menu de recursos experimentais.

Múltiplas janelas do Chrome

Continua após a publicidade

Recurso previsto em uma versão de testes do navegador, as múltiplas janelas do Chrome finalmente alcançam o público geral. Basicamente, a função dá ao navegador para celular a capacidade de abrir duas instâncias simultaneamente, tal qual faz o desktop ao abrir uma nova janela do app.

A função ainda parece não funcionar muito bem, então ative-a ciente de que podem acontecer erros com mais frequência do que o normal. No menu de recursos experimentais, encontre a novidade em chrome://flags/#instance-switcher.

Guia anônima protegida por senha

Continua após a publicidade

Nesta versão do Chrome, chega também o recurso experimental referente ao uso de senha para proteger a atividade nas guias anônimas. Assim como acontece no iOS, usuários podem proteger suas abas discretas com a autenticação cadastrada no aparelho (no Android, somente disponível por biometria).

O recurso parece ainda não estar funcionando, mas vale ficar de olho nele, já que pode passar a funcionar devidamente depois de pequenos updates. No menu chrome://flags, a função pode ser encontrada em chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-android.

Novas páginas em design Material no PC

Continua após a publicidade

Revigorando detalhes da interface, páginas de configurações do Chrome para PC também foram retrabalhadas. Detalhes sobre essa nova interface já foram noticiadas pelo Canaltechanteriormente e não mudam muito a experiência com o navegador.

Para que as mudanças comecem a aparecer, as páginas precisam ser ativadas emchrome://flags/#webui-branding-update.

Disponibilidade do Chrome 94

O novo Chrome 94 está sendo distribuído gradativamente, assim como toda atualização de aplicativo Google. Se ainda não apareceu no seu aparelho, vale aguardar pelo update direto na Play Store e na App Store. Para PC, a busca por compilações pode ser feita em “Sobre o Google Chrome”, na seção “Ajuda” ou baixar do site oficial google.com/chrome.