Publicidade

Chrome 91 chega com muitas novidades e capaz de melhorar a produtividade na web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Maio de 2021 às 10h45

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O navegador Chrome e o sistema operacional ChromeOS foram atualizados para a versão 91, e isso trouxe uma série de novos recursos para aprimorar a experiência do usuário nas plataformas. Muitas das adições já estavam disponíveis nos Chromebooks, mas agora também chegam aos usuários do browser, independentemente de qual sistema operacional utilizam.

A principal delas é o suporte oficial a programas de Linux no ChromeOS, o que deve ampliar consideravelmente as opções de quem utiliza o sistema do Google para notebooks. Apesar de ser construído em código aberto, o SO tinha uma arquitetura um pouco diferente, o que gerava incompatibilidades entre apps. Além disso, o DNS over HTTPS agora está disponível no Linux, após debutar no Android e outros navegadores no ano passado.

O Google trouxe ainda diversas correções de segurança para evitar vulnerabilidades em todas as plataformas: Windows, macOS, Linux e ChromeOS. Outra adição foi o aprimoramento da integração dos aplicativos web com o ecossistema da companhia, no intuito de permitir uma usabilidade melhor sem depender de instalações no seu computador.

Continua após a publicidade

Esses apps integrados agora podem iniciar automaticamente assim que o login for feito no navegador. Para isso, basta configurá-lo com o clique do botão direito do mouse no ícone correspondente. Isso é bacana para evitar a incrivelmente chata rotina de abrir um a um os web apps usados na rotina. Se a opção ainda não estiver disponível via menu (ela pode levar até alguns dias para chegar a todos), dá para forçar a inicialização por meio do seguinte comando na barra de endereços: chrome://flags/#enable-desktop-pwas-run-on-os-login.

Outro recurso bastante útil na produtividade cotidiana é a capacidade de copiar e colar arquivos locais em uma página da web, como no e-mail. Em vez de arrastar ou usar a função correspondente de anexar arquivos, você poderá simplesmente usar o bom e velho CTRL+C e CTRL+V para levá-los ao corpo da mensagem. Isso, por enquanto, não está habilitado por padrão, mas pode ser ativado ao digitar o seguinte comando: chrome://flags/#clipboard-filenames.

Continua após a publicidade

RSS, pesquisa for guias fechadas e páginas desktop em tablets

O Chrome 91 resolveu ressuscitar um leitor de RSS semelhante ao Google Reader. Uma opção no menu agora permite seguir todas as novidades de um site: todo conteúdo recente será exibido em uma seção chamada “Seguido” quando uma guia nova for aberta.

O Chrome para Android ganhou a opção de exibir páginas da web no formato desktop por padrão em tablets. A pesquisa por guias, inclusive as fechadas, finalmente chegou como um ícone clicável para garantir uma busca mais eficaz.

Para ter acesso a todas essas novidades, é preciso atualizar o seu navegador. Basta clicar no ícone dos três pontos, selecionar “Ajuda” e depois ir até “Sobre o Google Chrome”, onde deve ser exibida a nova versão para download.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google