Publicidade

Chrome testa novo visual totalmente baseado no Material You; confira o resultado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Agosto de 2021 às 09h58

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A versão 93 do Chrome Beta para Android deu novas cores baseadas no visual Material You ao app, sempre extraídas do papel de parede. Os retoques atingiram a barra de endereço — a tal Omnibox, como chama o Google — e as guias. Agora, foram encontradas mudanças ainda maiores na distribuição Canary (anterior à beta) quando atualizado na versão 94.

No repositório de código do Google, o Chromium Gerrit, a companhia anunciou que alterações foram implementadas aos recursos experimentais no chrome://flags relacionados ao tema dinâmico. As opções #theme-refactor-android e #dynamic-color-android habilitam o novo padrão de cores em mais áreas do navegador.

Após ativar as funções (processo que exigirá a reinicialização do app), o Chrome fica bem mais colorido do que antes — e a novidade casa muito bem com o tema dinâmico do Gboard, como mostra o site Android Police. A tela inicial, aquela recheada de matérias e artigos que podem interessar o usuário, passa a adotar tons baseados no papel de parede.

Continua após a publicidade

Segundo o site, a cor também é aplicada quando o sistema está no modo escuro, então a variação visual estará bem evidente a todo momento. Outro detalhe interessante é observar que mudanças ainda estão acontecendo no app, então o Chrome pode estar longe da sua forma final inspirada no Material You.

Uma prévia do tema dinâmico

De toda forma, os prints do Android Police dão uma palinha do que esperar do Android 12. A equipe do site conseguiu habilitar a substituição de cores de ícones de apps, a paleta no Gboard e os recursos do Chrome para obter uma prévia da aparência da próxima versão do sistema do robozinho.

Continua após a publicidade

Mais pinceladas da Material You devem aparecer em apps nativos, então é bom ficar de olho nas novidades — e você sempre vai saber de tudo aqui no Canaltech. O Google Tradutor é um exemplo de aplicativo que prepara o terreno para receber uma interface retrabalhada já construída para receber as cores dinâmicas.

É bem provável que para ativar os recursos experimentais encontrados seja necessário estar com o Android 12 instalado (e são poucos os celulares compatíveis com o SO). Se você já for um testador, dê uma olhada na Play Store em busca de atualizações pendentes para chegar à versão 94 do Chrome Canary e, depois disso, tente ativar as funções no menu flags para ver como ficou.

Fonte: XDA Developers, Android Police